Subprojetos

AÇÕES DO SUBPROJETO

Nome da ação: Seleção dos bolsistas pela coordenação de área e do curso

Descrição da ação: A seleção dos bolsistas acontecerá como segue: divulgação do projeto aos alunos do 2º ao 4º semestres. Inscrição dos candidatos por e-mail ao coordenador do curso e supervisores de área. Aplicação e correção de redação. Dinâmica de grupo para observar potencialidades interpessoais. Verificação do histórico escolar quanto as médias finais. Classificação e divulgação via e-mail, cartaz e pessoalmente.


Nome da ação: Acolhimento dos alunos bolsistas pela coordenação de área e do curso

Descrição da ação: Apresentação geral do projeto e subprojeto, organização e explicitação das funções relacionadas aos aluno bolsista, professor supervisor e coordenador de área. Exibição do funcionamento, responsabilidades e interdependência das ações de cada membro e de cada função. Demonstração da Portaria de Nº 096 de 18/07/2013, na qual as ações e demonstrações dessa ação se amparam e baseiam as solicitações da CAPES.


Nome da ação: Capacitação inicial dos coordenadores de área – contexto escolar

Descrição da ação: Discussão entre coordenadores de área e coordenação do curso, para planejar a capacitação inicial dos bolsistas, organizando o material no qual se apoiará a primeira aproximação com o contexto da escola de atuação. Levantamento do índice de Vulnerabilidade da região, dos resultados das provas nacionais e estaduais de ensino médio as quais a escola participou, do Projeto Político Pedagógico e da proposta curricular das c. Sociais. Esses dados serão apresentados aos bolsistas.


Nome da ação: Capacitação inicial dos bolsistas pelo coordenador de área – contexto escolar

Descrição da ação: Apresentação e discussão dos dados levantados na ação anterior, para uma primeira aproximação do bolsista com a escola que desenvolverá as atividades.


Nome da ação: Capacitação inicial dos bolsistas pelo coordenador de área – referenciais teóricos

Descrição da ação: Estudo dos referenciais teóricos que darão suporte ao desenvolvimento do subprojeto, ao processo diagnóstico, ao planejamento, à observação e registro realizados, à avaliação e fundamentação, e ao replanejamento. Tais referenciais se ancorarão no conhecimento específico do campo de análise sociológico e de seus processos de transposição escolar-pedagógicos, ou seja, do uso do arcabouço sociológico na análise crítica dos temas da realidade social e no desenvolvimento da cidadania.


Nome da ação: Reunião inicial “in loco” entre os participantes do PIBID com gestores da escola parceira

Descrição da ação: Pretende-se realizar uma aproximação dos participantes do PIBID com os gestores da escola parceira para integrar. Nessa integração será novamente exposto as atividades que se pretende desenvolver. Utilizando o espaço da escola parceira, será ressaltada a importância do professor supervisor no processo de desenvolvimento das atividades dos pibidianos na escola, a importância da ação dos pibidianos para a escola e a importância da ação na escola para os pibidianos.


Nome da ação: Reunião inicial “in loco” entre os participantes do PIBID com gestores da escola parceira e com a comunidade escolar

Descrição da ação: Após a realização da ação anterior, pretende-se transbordar o conteúdo dessa reunião com a comunidade escolar. Será apresentado as propostas de trabalho à comunidade escolar, com o intuito de receber colaborações para possíveis adaptações, assim como, organizar a ação diagnóstica que será desenvolvida pelos alunos.


Nome da ação: Ação diagnóstica da estrutura escolar com participação do coordenador, supervisor e bolsistas – condições físicas e materiais

Descrição da ação: Por meio de instrumento pré-elaborado, será realizada ação diagnóstica da estrutura escolar, especialmente: as condições físicas e materiais que serão utilizadas no projeto, salas de aulas, pátios, quadras e materiais para o desenvolvimento das intervenções. Ida à escola com o instrumento em mãos para compilação dos dados. Retorno dos dados para discussão em reunião conjunta com a coordenação do projeto e com o professor supervisor. Após mensuração, desenvolver custos de aplicação.


Nome da ação: Ação diagnóstica da estrutura escolar com participação do coordenador, supervisor e bolsistas – reuniões pedagógicas e gestores

Descrição da ação: Através de instrumento pré-elaborado aplicado pelo bolsista, se encaminhará o diagnóstico do contexto escolar: se observará as reuniões pedagógicas, as reuniões de pais, os conselhos de classe e de escola, as reuniões das associações de pais e mestres, a orientação educacional e coordenação pedagógica. Também se aplicará entrevistas com roteiro semiestruturado com membros da direção, equipe pedagógica e professores. Retorno dos dados para discussão em reunião conjunta entre os participantes.


Nome da ação: Ação diagnóstica do contexto escolar com participação do coordenador, supervisor e bolsistas – observação do trabalho docente

Descrição da ação: Utilização de instrumento pré-elaborado entre os participantes, para diagnóstico do trabalho docente: observação do plano de ensino, do horário de planejamento das atividades, das atividades, das aulas ministradas, das metodologias desenvolvidas e concepções da disciplina de Sociologia observadas. Aplicação do instrumento pelo bolsista. Retorno dos dados para discussão em reunião conjunta com a coordenação do projeto e com o professor supervisor.


Nome da ação: Replanejamento da proposta de intervenção com participação do coordenador, supervisor e bolsistas

Descrição da ação: Replanejar a proposta para adequá-la aos processos que emergirão do contexto escolar. Elaboração em conjunto de uma proposta curricular que considere os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos em cada ano do Ensino médio, envolvendo a realidade encontrada, bem como, a relação destes com a estruturação vertical do currículo. Discussão dos instrumentos de supervisão pelos quais se identificarão aspectos relevantes para a ação de formação docente dos bolsistas.


Nome da ação: Oficina Pedagógica – A produção de indicadores sociais sobre a realidade escolar

Descrição da ação: Esta ação tem enquanto objetivo tanto a preparação inicial do bolsista, quanto a formação do professor supervisor em oficina pedagógica na qual se discutirá o processo científico e pedagógico para a produção de indicadores sociais da realidade escolar, permitindo o diagnóstico da situação social e territorial da escola. Participação – coordenador, professores da universidade, supervisor e bolsistas e demais interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Debate sobre interdisciplinaridade e currículo de Sociologia I

Descrição da ação: Esta ação objetiva inicia o processo de discussão sobre interdisciplinaridade, no sentido de mensurar os temas transversais do ensino de Sociologia no ensino médio, aos demais conteúdos de humanidades do currículo. Participação – coordenador, supervisor, bolsistas e professores de humanidades da escola.


Nome da ação: Minicurso – interdisciplinaridade e currículo de Sociologia II

Descrição da ação: Esta ação objetiva a formação continuada do professor supervisor e do aluno bolsista, formação voltada para compreender em que consiste o trabalho interdisciplinar e a relação presente entre interdisciplinaridade e transversalidade, possibilitando um olhar holístico para os temas transversais e colaborando assim para se pensar o ensino de Sociologia no ensino médio de forma plural e contextualizada com a realidade social do jovem que frequenta está fase da educação básica.


Nome da ação: Fórum – Sociologia e Educomunicação: uma análise crítica dos meios de comunicação social

Descrição da ação: Esta ação contará com a participação de professores da universidade da área de comunicação social, coordenador, supervisor e alunos. Visa analisar o papel dos diferentes veículos de comunicação social e suas linguagens na construção da realidade social, possibilitando pensar os diferentes mecanismos de dominação e controle do comportamento social utilizados por esses.


Nome da ação: Oficina pedagógica – fazendo um jornal mural

Descrição da ação: Esta ação objetiva a preparação do bolsista e a formação do professor supervisor no feitio de um jornal mural. O uso do texto escrito como elemento de interpretação da realidade social, permite o aluno treinar a linguagem formal, bem como, o capacita para a exposição da análise crítica de sua realidade. Participação – coordenador, professores Uninove, professores de jornalismo Uninove, supervisor, bolsistas e interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Oficina pedagógica – Sociologia e expressões culturais do Hip Hop

Descrição da ação: Objetiva-se aqui a preparação do bolsista e formação do professor supervisor no processo de análise das manifestações da cultura Hip-Hop (Grafite, MC, Rap, DJ e Breakdance), como forma de resistência cultural da periferia e de interpretação da realidade social. O objetivo é desenvolver uma maior interação e tolerância entre a cultura de rua com a cultura escolar. Participação – coordenador, professores Uninove, arte-educadores, supervisor, bolsistas e interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Mini Curso – Sociologia da Fotografia: a fotografia como elemento de interpretação da realidade social

Descrição da ação: O objetivo é a preparação do bolsista e a formação do professor supervisor na discussão do processo de análise e uso linguagem fotográfica como elemento de interpretação da realidade social, permitindo a capacitação de uma análise crítica sobre as representação imagética da realidade social. Participação – coordenador, professores Uninove, professores de fotografia, supervisor, bolsistas e interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Minicurso – Sociologia e produção de conteúdos: como porduzir conteúdos audiovisuais para a exposição e reflexão da realidade social escolar

Descrição da ação: O objetivo é a preparação do bolsista e a formação do professor supervisor na elaboração de conteúdos audiovisuais para a web (tratamento de imagens, vídeos, textos e edição “html”) como elemento de intervenção dialógica do Projeto junto à comunidade escolar. Participação – coordenador, professores da Uninove, professores do comunicação, supervisor, bolsistas e interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Semana de Sociologia na escola

Descrição da ação: Esta ação objetiva realizar uma mostra dos conteúdos desenvolvidos pelos aluno durante o processo de participação e desenvolvimento de atividades das Oficinas Pedagógicas do curso. Serão apresentados os trabalhos de percepção sobre os meios de comunicação, sobre o Hip-Hop, sobre fotografia. Também será veiculado exemplares do jornal da escola, fruto das oficinas de jornalismo. Participação – todos os envolvidos no PIBID e comunidade.


Nome da ação: Reuniões para encaminhamento das ações pedagógicas – com supervisor

Descrição da ação: Reuniões para planejamento coletivo das ações pedagógicas relativas às atividades; discussão dos problemas encontrados e o replanejamento das ações. Participação – supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Encontros para encaminhamento das ações pedagógicas – com coordenador

Descrição da ação: Encontros para: a construção do diário de campo para registro das ações realizadas; para a discussão das metodologias a ser empregada; para o planejamento das ações; para a problematização, discussão e fundamentação dos aspectos observados; para o replanejamento das ações. Participação – coordenador e bolsistas.


Nome da ação: Eventos de capacitação inicial e continuada de professores

Descrição da ação: Eventos para a discussão do processo empreendido e dos referenciais teóricos que subsidiaram o trabalho, da metodologia de ensino utilizada, com a participação de professores convidados com palestras voltadas para a questão da prática pedagógica e de projetos interdisciplinares.
Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Seminários semestrais de avaliação

Descrição da ação: Seminários semestrais para socialização das experiências desenvolvidas no decorrer do projeto e discussão coletiva das novas ações a serem tomadas pelo grupo. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Relatório de autoavaliação e de supervisão

Descrição da ação: Semestralmente, para subsidiar a reunião de avaliação e preparar o relatório parcial, por meio de um roteiro semiestruturado, o bolsista deverá relatar a sua experiência pedagógica, num processo de autoavaliação. Do mesmo modo, deverão o supervisor e o coordenador preencher um relatório de seu processo de supervisão e coordenação e, também, da avaliação dos bolsistas. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Ciclo de debates entre os coordenadores institucionais e pibidianos

Descrição da ação: Debate entre o coordenador institucional, os coordenadores de área e dos subprojetos sobre os Ensino de Sociologia no ensino médio e os desafios da educação para o século XXI.


Nome da ação: Reunião entre todos os bolsistas no Programa PIBID

Descrição da ação: Encontro entre o coordenador institucional, os coordenadores de área e gestão dos processos e coordenadores de área dos subprojetos e todos os bolsistas para a discussão do desenvolvimento do programa, a capacitação dos bolsistas e para a troca de experiências. Participação – todos os coordenadores e todos os bolsistas do PIBID.


Nome da ação: Produção de materiais pedagógicos

Descrição da ação: Produção de materiais pedagógicos para o desenvolvimento das aulas elencados em discussão e a partir das necessidades discutidas com o professor supervisor. Participação – supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Fórum de discussões

Descrição da ação: Criação de um espaço de comunicação permanente via plataforma EAD, utilizado no espaço entre as reuniões, para contato entre o coordenador de área, o supervisor de área e os bolsistas para: resolução de dúvidas e/ou problemas surgidos no processo de intervenção; problematização de questões elencadas no diário de campo dos bolsistas; discussão de artigos/vídeos que contribuam ao processo; quando por alguma razão a reunião presencial não possa ser realizada. Participação – coordenador e bolsistas.


Nome da ação: Participação em eventos do Curso de Ciências Sociais

Descrição da ação: Participação nos eventos promovidos pelo curso de Ciências Sociais da UNINOVE, especialmente, a “Semana de Ciências Sociais” & os encontros do PIBID, relatando experiências e apresentando trabalho relativos aos processos vivenciados no PIBID. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Palestras e debates semestrais: sobre os PCN’s e OCN’s relativos ao ensino da Sociologia no Ensino Médio & temas diversos

Descrição da ação: Palestras seguidas de debate com convidado observando a demanda da escola e do professor supervisor, assim como dos alunos bolsistas. coordenador, professores da universidade, supervisor e bolsistas e demais interessados da comunidade escolar.


Nome da ação: Produção de Conhecimento e Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Descrição da ação: Objetiva-se a produção de conhecimento por meio do desenvolvimento de pesquisa a partir da observação, do registro, da reflexão, da fundamentação teórica e da problematização da ação pedagógica dos bolsistas e dos professores supervisores. Para a coleta de dados se utilizará do diário de campo e/ou outras técnicas e instrumentos que possam ser viabilizadas. Espera-se, também, que a produção dos TCC dos bolsistas esteja baseada em situações problema trazidas pela vivência dos alunos. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Apresentação de trabalho em eventos científicos externos à UNINOVE

Descrição da ação: Apresentar trabalhos em eventos científicos externos à UNINOVE relatando as experiências relativas aos processos vivenciados no PIBID. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Apresentação de trabalho no seminário institucional do PIBID

Descrição da ação: Apresentar trabalhos em eventos científicos externos à UNINOVE relatando as experiências relativas aos processos vivenciados no PIBID. Participação – coordenador, supervisor e bolsistas.


Nome da ação: Site PIBID Ciências Sociais Uninove

Descrição da ação: Acreditando que a divulgação científica eficiente é aquela que chega a todos os públicos, será desenvolvido um site para que as ações do Projeto possam ser apresentadas à comunidade acadêmica e ao público em geral. O site também servirá de canal para expor todas as atividades referentes ao desenvolvimento dos trabalhos da Equipe, como também funcionará como um link proponente de atividades.


Nome da ação: Webquest PIBID Ciências Sociais Uninove

Descrição da ação: Minicurso de instrução e execução de uma plataforma Web quest para a que haverá um link de acesso dentro do site do PIBID, a qual funcionará como um banco de atividades (entendendo atividades como sendo àquelas de múltipla Escolha, dissertativas, com temas para dinâmicas em sala, Infográficos, Fotografias e filmes com questionamentos para resposta em sala ou debate, dinâmicas em grupo, textos para leitura, dentre outros), para que o professor possa se utilizar em sala de aula ou fora dela, aprofundando o conhecimento dos alunos e os seus próprios.


ESCOLAS PARCEIRAS:

Segue conjunto de escolas as quais estabelecerão parceria com o projeto PIBID Ciências Sociais Uninove:

  • EE PE. ANTONIO VIEIRA – Zona Norte de São Paulo
    IDEB: 4,0
  • EE BENEDITA RIBAS F SILVEIRA PROFESSORA – Zona Leste de Sao Paulo
    IDEB: 4,0
  • EE DOM MIGUEL KRUSE – Zona Leste de São Paulo
    IDEB: 3,9
  • EE PROFª IRENE BRANCO – Zona Leste de São Paulo
    IDEB: 3,9

 

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