Relatos 2017

DINÂMICA: CAMINHADA DOS PRIVILÉGIOS (adaptado para a escola)

  • EE Padre Antônio Vieira – Coordenadora: Nanci – Av. Cruzeiro do Sul, 3301

Objetivo: Fazer com que os alunos possam colocar-se no lugar dos demais, afim de sentir e compartilhar emoções, além de compreender emocionalmente os colegas.Mostrando que mesmo com diferenças a relação entre eles é algo importante.Consequentemente isso ira gerar mais respeito entre os mesmos, além do relacionamento com escola, grupo gestor e professor.

Veja mais fotos na nossa FOTOTECA: Registros 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.


ATIVIDADE ACADÊMICA: ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA

  • EE Padre Antônio Vieira – Coordenadora: Nanci – Av. Cruzeiro do Sul, 3301

Objetivo: Demonstrar para os alunos, que em sua maioria tem idade de 15 e 16 anos, os efeitos nocivos do álcool em seu aspecto social, como os acidentes de trânsito, violência em geral e também a violência doméstica, e mostrar como a mídia influencia os jovens a consumirem e abusarem do álcool cada vez mais cedo, exemplificando e levando a discussão acerca do assunto.


PROFETO AS MARCAS DA MISCIGENAÇÃO: NÃO PODEMOS NEGAR NOSSAS ORIGENS

  • EE Padre Antônio Vieira – Coordenadora: Nanci – Av. Cruzeiro do Sul, 3301

Esse projeto tem como objetivo mostrar para os alunos como se deu a formação do povo brasileiro, fazendo-os identificar aspectos essências ao que chamamos de identidade brasileira. Mostraremos os legados deixados pelos povos africanos, indígenas e europeus, os quais estão presentes e bastante visíveis no nosso dia a dia, porém muitas vezes escamoteados, esclareceremos aos alunos como são ou não afirmadas ou negadas pela sociedade, principalmente pela mídia.

Com isso, pretendemos aguçar nos alunos a curiosidade da compreensão e valorização desse processo de miscigenação, além da necessidade de reafirmação desses valores e de nossa identidade, cultivando o respeito pelo diferente e desconhecido, evitando o preconceito e a discriminação entre os alunos e o mundo que os rodeia.

Esse projeto visa ao máximo não se assemelhar a uma aula, nossa proposta é realmente debater com os alunos de forma simples fazendo uso, na maioria das vezes da linguagem coloquial com o mínimo de academicismo possível, fazendo com que assim, haja uma maior interação da turma.

Saiba mais sobre o projeto: As marcas da miscigenação: Não podemos negar nossas origens

Veja mais fotos na nossa FOTOTECA: Registros 2017

Este slideshow necessita de JavaScript.


PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA – IDENTIDADE

  • EE Irmã Annete Fernandes De Mello – Coordenadora: Elaine – Rua Arlindo Béttio, 45 – Vila Guaraciaba

Este projeto pretende trazer a identidade da cultura negra e a representatividade dela na construção do povo brasileiro. Mostrar para os alunos que a África está em nós diariamente e que a Cultura Africana e Afro Brasileira fazem parte da história do Brasil, não só como povo, mas cultural e socialmente falando. Somos brasileiros porque temos sangue negro e indígena.

O projeto contempla aulas introdutórias ao tema: Identidade Afro Brasileira, Evento Cultural Afro e Visita ao Museu Afro Brasil.

06 de novembro (período diurno) – Aula: A história do continente Africano.

A aula teve como tema central a origem da civilização. Eu (Diane) e o Thiago fizemos uma parceria e demos a aula em conjunto. Priorizamos demonstrar o porquê dessa visão eurocêntrica que temos no mundo atual. Mostramos que muito além de berço da humanidade a África também é berço de conhecimento e cultura.
Enfatizamos que África não é só pobreza, que África é um continente riquíssimo e merece ser reconhecida como tal.

Link para o material abordado: goo.gl/rCiseQ


06 de novembro (período noturno) – Aula: A contribuição da mulher negra na cultura brasileira e o processo de desvalorização da cultura Afro

A aula foi sobre o processo de desvalorização da cultura negra, contudo a contribuição da mulher na formação cultural brasileira. Teve boa interação entre os educadores e educandos, com boas contribuições da classe. Juntamos duas turmas mesma aula, recitamos poesias ao final. Após a aula os alunos mostraram interesse em participar do Sarau do dia 25 (Evento Cultural Afro).


PROJETO AFRICANIDADES

  • EE Condessa Filomena Matarazzo – Coordenadora: Elisa – Av. Paranaguá, 472 – Ermelino Matarazzo

No dia 25 de agosto de 2017 foi realizada visita à escola estadual Condessa Filomena Matarazzo pelos alunos do PIBID e pela coordenadora do projeto da Uninove nessa escola, professora Simone Barbanti.

A professora de Sociologia e supervisora do projeto, Elisangela Cabral da Silva, acompanhou a coordenadora para apresentar as instalações da escola, assim como o projeto que está sendo desenvolvido por ela e pelos pibidianos. Trata-se do projeto AFRICANIDADES, projeto interdisciplinar que tem por objetivo despertar a consciência e reflexão sobre o tema nas diversas áreas do conhecimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No caso do projeto de Sociologia, estão sendo desenvolvidas oficinas de confecção de objetos ligados à cultura material africana, assim como pesquisas temáticas e exposição futura à comunidade e entorno escolar.

No dia 13 de setembro aconteceu a oficina RExistência ministrada pelo oficineiro Guinho Nascimento, sobre danças e jogos africanos, que envolveu os alunos do ensino médio da escola e contou com o auxílio dos nossos alunos do PIBID.


1ª FESTA NORDESTINA

  • EE Irmã Annete Fernandes De Mello – Coordenadora: Elaine – Rua Arlindo Béttio, 45 – Vila Guaraciaba

WhatsApp Image 2017-08-16 at 23.46.52

Como é tradicional na cultura brasileira, os meses de junho e julho, fazemos as festinhas caipiras nas igrejas, ruas e escolas. Este ano (2017) a escola ficou sem recursos para oferecer o festivo para os seus alunos, mas quando se tem vontade e disposição, não falta alegria e comemoração!

A comunidade, os estudantes e toda escola (Direção, Coordenação, funcionários e professores) se uniram e fizeram a festa que trouxe como tema principal a Cultura do Nordeste. Houve mistura de ritmos típicos da região como: Axé, Sertanejo e Forró, além das comidas e da Cultura Afro, como roda de Samba e Tambores.

Vídeo da apresentação dos alunos

Veja as fotos de alguns momentos registrados: FOTOTECA – REGISTRO 2017

Primeira-Festa-Nordestina-Escola-Irma-Annete (13)

 


AGOSTO 2017 – Seminários de temas que norteiam a Sociedade – Alunos da escola Irmã Annete (Noturno) – Fotos de Alex Faria e Simei Marcondes

Foi sugerido como trabalho do 3º e 4º semestres, seminários usando temas que vão trabalhar a percepção dos alunos e como eles lidam com esses problemas que fazem parte do dia a dia deles, tanto na escola como fora delas.

 


DEBATE SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS E

SEMINÁRIOS SOBRE FASCISMO E NAZISMO

  • EE Irmã Annete Fernandes De Mello – Coordenadora: Elaine – Rua Arlindo Béttio, 45 – Vila Guaraciaba

JUNHO 2017 – A turma que escolheu o horário noturno acompanhou as atividades realizadas em sala, nas quais, destacaram-se duas: Debate sobre a Descriminalização das Drogas e Seminários sobre Fascismo e Nazismo (convite feito pelo Diego, professor de História).

O debate foi um exercício interessante, pois, a professora solicitou que alunos fizessem pesquisa sobre o tema e dividiu a sala em dois grupos, os que eram a favor e os que eram contra. Ambos tiveram que defender suas visões usando argumentos, deixando de lado o senso comum. Este formato proporcionou o raciocínio lógico e o aprendizado vindo dos dois lados, pois, ao argumentar, os alunos tinham que saber como fazer e entender para derrubar ou manter um argumento.

Os seminários não aconteceram nas aulas de Sociologia, foi um convite do professor de História que pediu como trabalho bimestral que as salas criassem grupos para fazer seminários sobre: Fascismo e Nazismo.

Foi importante acompanhar as apresentações que demonstraram o quanto os alunos se prepararam e como se apresentam em público. Os temas estão ligados à disciplina de Sociologia e com isso, a interdisciplinaridade foi posta em prática.

Veja fotos dos seminários em nossa FOTOTECA: https://sociaisuninove.com.br/pibid/fototeca/registro-2017/

IMG-20170614-WA0011

Registramos também a música que os alunos trouxeram como ilustração artística ao seminário. Vídeo com a música apresentada como parte do material do Seminário: https://goo.gl/photos/8oZRFCVSmhT1DPuc9 (Vídeo de Alex Faria)

Equipe Irmã Annete

Equipe Irma Annete Estudantes Uninove 2017

Anúncios