Relatos 2017

1ª FESTA NORDESTINA

  • EE Irmã Annete Fernandes De Mello – Coordenadora: Elaine – Rua Arlindo Béttio, 45 – Vila Guaraciaba

WhatsApp Image 2017-08-16 at 23.46.52

Como é tradicional na cultura brasileira, os meses de junho e julho, fazemos as festinhas caipiras nas igrejas, ruas e escolas. Este ano (2017) a escola ficou sem recursos para oferecer o festivo para os seus alunos, mas quando se tem vontade e disposição, não falta alegria e comemoração!

A comunidade, os estudantes e toda escola (Direção, Coordenação, funcionários e professores) se uniram e fizeram a festa que trouxe como tema principal a Cultura do Nordeste. Houve mistura de ritmos típicos da região como: Axé, Sertanejo e Forró, além das comidas e da Cultura Afro, como roda de Samba e Tambores.

Vídeo da apresentação dos alunos

 

Veja as fotos de alguns momentos registrados: FOTOTECA – REGISTRO 2017

 

 

Primeira-Festa-Nordestina-Escola-Irma-Annete (13)


DEBATE SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS E

SEMINÁRIOS SOBRE FASCISMO E NAZISMO

  • EE Irmã Annete Fernandes De Mello – Coordenadora: Elaine – Rua Arlindo Béttio, 45 – Vila Guaraciaba

JUNHO 2017 – A turma que escolheu o horário noturno acompanhou as atividades realizadas em sala, nas quais, destacaram-se duas: Debate sobre a Descriminalização das Drogas e Seminários sobre Fascismo e Nazismo (convite feito pelo Diego, professor de História).

O debate foi um exercício interessante, pois, a professora solicitou que alunos fizessem pesquisa sobre o tema e dividiu a sala em dois grupos, os que eram a favor e os que eram contra. Ambos tiveram que defender suas visões usando argumentos, deixando de lado o senso comum. Este formato proporcionou o raciocínio lógico e o aprendizado vindo dos dois lados, pois, ao argumentar, os alunos tinham que saber como fazer e entender para derrubar ou manter um argumento.

Os seminários não aconteceram nas aulas de Sociologia, foi um convite do professor de História que pediu como trabalho bimestral que as salas criassem grupos para fazer seminários sobre: Fascismo e Nazismo.

Foi importante acompanhar as apresentações que demonstraram o quanto os alunos se prepararam e como se apresentam em público. Os temas estão ligados à disciplina de Sociologia e com isso, a interdisciplinaridade foi posta em prática.

Veja fotos dos seminários em nossa FOTOTECA: https://sociaisuninove.com.br/pibid/fototeca/registro-2017/

IMG-20170614-WA0011

Registramos também a música que os alunos trouxeram como ilustração artística ao seminário. Vídeo com a música apresentada como parte do material do Seminário: https://goo.gl/photos/8oZRFCVSmhT1DPuc9 (Vídeo de Alex Faria)

Equipe Irmã Annete

Equipe Irma Annete Estudantes Uninove 2017

Anúncios