Atividades de capacitação

Está página se destina ao registro de todas as atividades de capacitação realizadas ao longo do desenvolvimento do PIBID Ciências Sociais Uninove. Como as capacitações não param, sempre teremos aqui coisas novas para mostrar.

OFICINAS EDUCOMUNICAÇÃO – PROJETO

PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO

1. Resumo

A Educomunicação corresponde a um método de ensino pelo qual os meios de comunicação em massa e mídias são usadas como elemento de educação não formal. Ela nasce da intersecção entre os campos da educação, da comunicação e Ciências Humanas, por iniciativas de pesquisadores da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/ USP. A proposta da educomunicação consiste em levar os educandos e educadores a compreenderem e produzirem materiais audiovisuais de qualidade a partir de perspectiva interdisciplinar ou transdisciplinar. Por meio, do trabalho desenvolvido pela educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos educandos, revertendo muitas vezes o quadro de desânimo presente nos processos de ensino e aprendizagem tradicionais e repetitivos. Além disso, permite a escola dialogar com cultura midiática dos seus educandos e educadores. Assim, ao desenvolverem pesquisas sobre diversos assuntos, fazem entrevistas, fotografar, filmar, registrando tudo aquilo que consideram interessante para depois criar os filmes, montarem jornais, panfletos educativos, fazendo da aprendizagem um recurso para difundir o conhecimento adquirido.

necessário “que os conceitos sejam produzidos de forma coerente com a verdade científica e coerente com os anseios da cidadania, associando-os. Isso é educomunicação”.

2. Objetivo geral

O objetivo geral é capacitar os pibidianos no entendimento do conceito de educomunicação e de suas práticas, a partir da análise da produção e uso da linguagem audiovisual em sala de aula.

3. Objetivo específico

  • Compreender a educomunicação
  • Desenvolver a leitura crítica dos meios
  • Apropriar-se das técnicas de comunicação

4. Principais resultados esperados

  • apropriação das categorias de educomunicação pelos pibidianos
  • compreender a linguagem audiovisual e tornar-se protagonista de produtos de educomunicação na escola
  • construir proposta de mudanças pedagógica da disciplina de sociologia e educomunicação na unidade escolar

5. Metodologia empregada

Realizaremos encontros mensais presenciais de quatro horas (6 horas) durante os meses de março, abril, maio e junho.

6. Cursos envolvidos

Licenciatura em Ciências Sociais da UNINOVE

7. Público alvo

Alunos da Licenciatura em Ciências Sociais & Supervisores bolsistas do PIBID.CIÊNCIAS SOCIAIS.UNINOVE.

8. Recursos Necessários

  • certificados impressos
  • pastas da uninove com caneta
  • divulgação eletrônica do curso
  • estúdios

9. Cronograma

  • período previsto : março de 2015 a junho de 2015.
  • quantidade de horas: 24 horas mensais
  • custo previsto: 8 horas mensais para cada professor envolvido nas palestras sobre educomunicação, linguagem audiovisual e fotografia.

10. Agregação Pedagógica

O projeto visa desenvolver instrumental teórico-político e prático-operativo que possibilite a produção e aplicação de recursos educomunicativos na disciplina de sociologia nas unidades escolares integradas ao projeto PIBID. CIÊNCIAS SOCIAIS. UNINOVE.

11. Bibliografia

CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola. São Paulo, Ed. Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1974.

SOARES, Ismar de Oliveira. “Quando o Educador do Ano é um educomunicador: o papel da USP na legitimação do conceito”. In Revista Comunicação & Educação. São Paulo, Ed. ECA/USP e Ed. Paulinas, ano XIII, n. 3, outubro-dezembro de 2008, pp. 39-52.

______________________ “A mediação tecnológica nos espaços educativos: uma perspectiva educomunicativa”. In Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA/USP-Edições Paulinas, ano XII, no. 1, jan/abril 2007, pp. 31-40.

________________________ “Educom.rádio, na trilha de Mario Kaplún”. In MARQUES DE MELO, José et all. Educomidia, Alavanca da Cidadania. SBC, UMESP, 2006, pp. 167-188.

_________________________ “A Educomunicação como processo de gestão comunicativa”. In FIGARO, Roseli (org). Gestão da Comunicação: no mundo do trabalho, educação, Terceiro Setor e cooperativismo. São Paulo, Ed. Atlas, 2005, pp. 37-49.

_________________________ “Contra a violência: educação para a mídia e tecnologia educacional de um ponto de vista latino-americana”. In VON FEILITIZEN, C. CARLSSSON, U. (org.). A criança e a mídia, imagem, educação, participação. São Paulo, Ed. Cortez e Unesco, 2002, pp. 50-60.

OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO – EXPERIÊNCIA DISCENTE

Registros Pendentes

CAPACITAÇÃO TEÓRICA

Material bibliográfico utilizado até o momento para a capacitação de nossos alunos:

ROCHA, G. ; Pereira-Tosta, S. Cultura. In Enciclopédia Intercom de Comunicação – Conceitos (vol. 1, pp. 345-346). São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM. 2010. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/geral/ascom/Enciclopedia.pdf

TOSTA, Sandra P. Antropologia e Educação: Interfaces em construção e as culturas na escola. (PUC-MG). http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/pdf/09es14.pdf

FREIRE, Madalena (org). Grupo – indivíduo, saber e parceria: malhas do conhecimento. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.

FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise e CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino médio integrado; concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Luciana da. EDUCOMUNICAÇÃO COMO PEDAGOGIA ALTERNATIVA: novas filosofias, práticas, e metodologias que visam à educação libertadora (UNINOVE). http://www.uninove.br/marketing/viii_coloquio/pdfs/completos/SILVA_Luciana.pdf

Anúncios