Trabalho de Conclusão de Curso

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Com o objetivo de consolidar a formação do licenciado em Ciências Sociais, esta proposta pedagógica propõe ao discente a elaboração de um trabalho de cunho científico ao longo dos dois últimos semestres, sob supervisão de um professor orientador, através de dois componentes disciplinares: Trabalho de Conclusão de Curso I, oferecido no 5º semestre, e Trabalho de Conclusão de Curso II, oferecido no 6º semestre.

Com estes componentes o aluno, de forma individual, deverá elaborar uma monografia ou material didático a partir de uma série de etapas a serem avaliadas em sua especificidade, e embasados nos padrões técnicos sugeridos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com o tipo de trabalho final a ser apresentado.

Dentre as etapas, é imprescindível o desenvolvimento do embasamento bibliográfico de suas opções teórico-metodológicas e o levantamento de dados necessários acerca do objeto de estudo escolhido, além de outras a serem estabelecidas pelo professor-orientador em função do tipo de trabalho a ser apresentado.

Assim, espera-se que, envolvido com os procedimentos de pesquisa científica, o aluno venha demonstrar capacidade de articulação de referenciais teóricos e metodológicos na produção de conhecimento e/ou na transformação deste em material didático.

O tema norteador deverá ser a Educação Brasileira ou o Ensino de Sociologia, ou ainda, temas da realidade brasileira a serem didatizados, cabendo abordagem a partir de qualquer um dos diferentes aspectos que nele se encerram, seja na dimensão política, sociológica, antropológica ou didático-pedagógica. Trabalhos que compare, dentro deste escopo, temas brasileiros com temas internacionais, também são entendidos como profícuos.

Diretrizes para o feitio e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Ciências Sociais

1 – A orientação didático-científica se iniciará ao 5º semestre do curso;
2 – A menção da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” será atribuída apenas ao término de cada semestre. Para o 5º semestre, a menção será atribuída a partir do rendimento do aluno em suas orientações. Para o 6º semestre, o trabalho será considerado como findado, após a aprovação da Banca Examinadora;
3 – A Banca Examinadora será composta pelo Orientador do trabalho, mais dois professores convidados, que podem ser tanto de dentro da Insitutição, quanto de fora dela. Para poder participar da banca, o professor convidado deve possuir excelência no tema da pesquisa, bem como, possuir, pelo menos, o título de mestre;
4 – O trabalho terá de conter entre vinte e trinta páginas de “Elementos Textuais”;
5 – Os trabalhos que forem desenvolvidos apenas com fontes eletrônicas (INTERNET), não serão validados;
6 – Valerá como Trabalho de Conclusão de Curso: Didatização de material, Artigo Científico, Monografia e Relatório de Pesquisa;
7 – Cronograma: a ser definido a cada semestre

Obs: Todas as Etapas acima serão tutoradas pelo professor orientador.

Anúncios