Iniciação Científica

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica da Universidade Nove de Julho – UNINOVE destina-se a alunos de graduação para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT), sob a direção de um orientador qualificado, avaliado por sua súmula curricular.

Este Programa apóia a formação de novos recursos humanos para a pesquisa, desenvolvendo não só suas habilidades de investigação como também sua consciência crítica voltada a diferentes áreas do saber, em todas as áreas do conhecimento, por
meio de:

1. Bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo CNPq (PIBIC);
2. Bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo Fundo de Apoio a Pesquisa de Iniciação Científica (FAPIC) da UNINOVE; e
3. Participação Voluntária.

Formulado para o aluno de graduação, privilegia a participação dos discentes em projetos de pesquisa, dentro de parâmetros éticos, com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação docente individual, por plano de trabalho individual com cronograma compatível ao período de vigência do projeto.

A responsabilidade pela consecução do projeto de pesquisa cabe ao orientador, e há o compromisso do estudante em se manter preparado para discuti‐lo e, ao término, analisar os resultados; além de ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do plano de trabalho.

A bolsa deve ser proposta pelo orientador somente depois que estiver convicto de que o aluno tem interesse pelo plano de trabalho individual e tempo disponível para executá‐lo, sem prejuízo para suas atividades escolares regulares.

Para participar, o discente deve estar atento à publicação do edital de convocação, que ficará disponível para acesso e inscrição na Central do Aluno.

Anúncios