Pesquisa

PLANO DE PESQUISA E ATIVIDADES CIENTÍFICAS

A formação do licenciado em Ciências Sociais pela UNINOVE também se concretiza com o seu envolvimento nas atividades de Pesquisas de Iniciação Científica sob orientação dos professores do curso. Desta forma a pesquisa e a reflexão dela decorrentes, tornam-se oportunidade para o aprimoramento não somente da formação profissional, mas também para o desenvolvimento do espírito crítico teórico e metodológico.

Temos quatro linhas de pesquisa vinculadas ao curso, em especial aos seus objetivos gerais e específicos, estabelecidos pelo Colegiado do Curso:

Política e Educação: consiste no estudo das determinantes políticas em nível micro e macro acerca do tema da educação. Aspectos da Constituição Federal, das leis estaduais e municipais, das acomodações políticas para o funcionamento de ONG’s que trabalham com a demanda educacional, estão dentro dos interesses desta linha.

Educação e Cultura: consiste na investigação de elementos culturais e antropológicos e sua interface no contexto micro social educacional. Estudos sobre impactos culturais na educação, sobre a diferença (gênero, étnica, econômica, religiosa, dentre outras), sobre projetos pedagógicos diferenciados, instituições escolares diferenciadas, concepções de indivíduo, realidade e produção do conhecimento são temas pertinentes.

Educação e Sociedade: consiste na investigação de fenômenos educacionais sociais em nível macro, levando em conta, inclusive, aspectos histórico-sociais definidores da educação. Pesquisas acerca das transformações sociais geradas pela educação, no impacto educacional dentro de grupos, sobre projetos pedagógicos generalizantes, sobre teóricos da sociologia da educação, sobre cidadania e educação, sobre comparação de modelos educacionais de lugares em nível macro, atina as discussões nesta linha políticos que ajudam a entender a educação. Não são estudos sobre a educação em si, mas de fatores que ajudam em sua determinação. Consiste na investigação de fenômenos sociais em nível macro, os quais agem como conformadores dos processos educacionais.

O exercício de pesquisa, análise de fontes e bibliografia e a redação do trabalho são realizados em até dois anos e fica submetido às orientações do Programa de Iniciação Científica estabelecido pela Diretoria de Pesquisa da UNINOVE, pelo qual prevê a possibilidade de auxílio financeiro.

Tal programa se apresenta como estímulo e oportunidade para os estudantes que estão em busca de afirmação e dedicação aos estudos universitários e, sobretudo, da complementação do processo informativo. Os projetos de iniciação científica são encaminhados à Comissão de Pesquisa e Extensão e, posteriormente, aos órgãos colegiados da instituição para que sejam aprovados e os trabalhos iniciados, seguindo o que determina a regulamentação própria reproduzida no Apêndice I, página 81 deste Projeto.

Anúncios