Atividades complementares

Baixe o Manual AACC

Atividades acadêmico-científico-culturais (AACC)

As Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Ciências Sociais tem a finalidade de demonstrar ao aluno que sua formação pessoal, profissional e cidadã depende, também, de um contexto geral dado pela sociedade, uma vez que as ações individuais estão intimamente ligadas às ações promovidas pelo coletivo. Tais Atividades, são obrigatórias e destinadas à integralização dos currículos plenos de todos os cursos de graduação da UNINOVE. No curso de Licenciatura em Ciências Sociais, a carga horária total a ser integralizada é de 200 horas.

São consideradas atividades complementares do curso de Licenciatura em Ciências Sociais:

– Palestras, cursos e seminários promovidos pela UNINOVE, instituições reconhecidas pela UNINOVE e órgãos representativos de classe profissional e demais instituições da sociedade civil. As palestras apresentadas versarão sobre temas correlacionados à área de formação, tais como: debates políticos, cultura, preconceito, educação crítica, etc.

– Atividades realizadas em Projetos ou Ações Sociais promovidas pela UNINOVE ou outras organizações de interesse social e comunitário legalmente estabelecidas (ex: Organizações Não Governamentais, creches, asilos, orfanatos e outros), bem como por empresas que desenvolvam ações sociais, dentro de suas políticas de responsabilidade social, visando estabelecer um diálogo entre a teoria apreendida ao longo do curso e a prática desenvolvida por tais instituições no que se refere às ações sociais empreendidas, percebendo as demandas existentes na sociedade.

– Produções técnicas, bibliográficas, culturais e artísticas orientadas pelo curso de Licenciatura em Ciências Sociais; atividades de pesquisa, iniciação cientifica, extensão e monitoria (na atividade de monitor) promovidas pelo curso; estágio extracurricular na área de concentração do curso, aprovado pelo Núcleo de Estágio ou Coordenação, respeitando-se as normas vigentes da UNINOVE.

As atividades promovidas pela UNINOVE, reconhecidas como eventos internos, são planejadas semestralmente pelos Departamentos, através dos cursos que os integra.

Para a sua validação, tais atividades são cadastradas no Portal da UNINOVE pelo NAC (Núcleo de Atividades Complementares) para a efetiva inscrição dos docentes.

Nesta gama variada de atividades possíveis, as coordenações de curso e o Núcleo de Atividades Complementares orientam os alunos no sentido de que a escolha das atividades possa enriquecer ainda mais a sua formação, contribuindo para que os alunos entrem em contato com a herança cultural produzida pela humanidade.

As atividades devem ser encaminhadas via Secretaria. O acompanhamento das atividades complementares e a validação da carga horária cumprida são realizados pelo Núcleo de Atividades Complementares, por meio de Sistema de Informação criado para esta finalidade.

São válidas as Atividades realizadas em data igual ou posterior ao ingresso do aluno no Curso, as quais podem ser validadas em qualquer momento.

Anúncios