Visita ao Memorial da Resistência

No dia 03 de dezembro os alunos das turmas do 1º ao 4º semestres do curso de Ciências Sociais, sob a orientação da professora Sandra Costa, fizeram uma visita monitorada ao Memorial da Resistência.

visita-memorial-resistencia-1

Com o propósito de aproxima-los da triste realidade vivida no país durante a ditadura militar, o encontro foi um momento de discussão sobre os horrores sofridos naquele lugar, sobre os relatos de homens e mulheres que foram submetidos aos mais degradantes sofrimentos.

Durante duas horas os alunos puderam conversar e receber informações sobre a história do prédio e sobre a estrutura criada pela ditadura para receber o DEOPS. Mas principalmente perceber o significado da memória. Esta fica registrada por todos os cantos, imagens e sensações.

visita-memorial-resistencia-2

Ficaram impactados com o diálogo com o monitor que os guiou e com os sentimentos que vieram ao visitar as antigas celas. Nas palavras da aluna Rayane Lima foi “Incrível”.

Já para Cleusa Ferreira

“a visita a estes espaços servem para que não nos esqueçamos destes fatos e para pensemos nos outros e respeitarmos mais uns aos outros”.

Para Geraldo Santos (4º período), 

“ao ver as frases nas paredes escritas pelas mãos de quem foi torturado dentro da cela, senti vergonha de saber que nossa história tem uma página com acontecimentos macabros que ainda fazem muitos chorarem; diante destes fatos históricos não podemos ficar calados.”

Percorrendo os espaços que antigamente abrigou presos políticos e foi espaço de torturas e mortes a sensação, em muitos momentos é de indignação, tristeza, impotência. No entanto, o Memorial da Resistência guarda algo imprescindível para as gerações atuais e futuras. O peso e valor da memória. Assim, Carla Monize do 2º semestre, relembrou um depoimento que encontrou no memorial:

“Lembrar é resistir! E precisamos lembrar sempre de quem resistiu para que estivéssemos onde estamos”.

Foram horas de reflexão e introspecção que permitiram relembrar parte da história do país e que deixou importante marca em nossos alunos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s