15ª Parada Gay da cidade de São Paulo

2011 –”Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”

“Não é um carnaval fora de época, é uma festa da cidadania”, disse Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

Jean Wyllys criticou os religiosos contrários ao projeto. “Esse lema [amai-vos uns aos outros, tema da parada neste ano] aponta para a necessidade de uma reinterpretação do texto bíblico”, disse o parlamentar.

BannerParadaGay15

Cartaz anunciava a Parada – 2011

Em sua 15ª edição a Av. Paulista bate um recorde de aproximadamente 4 milhões de pessoas segundo organizadores do evento. No dia 26/06/2011 a Parada trouxe o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”.

Desde a 10ª edição a Parada vem levantando a discussão junto à sociedade para a aprovação do Projeto de Lei 122/06, que criminaliza a homofobia. Esse ano a Parada bate de frente com o posicionamento de grupos religiosos que são contrários à aprovação. A Parada em seus 15 anos comemora também a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo no Brasil.

Segundo Toni Reis, a expectativa é que o projeto de lei seja aprovado, apesar do grande protesto feito pelos grupos religiosos no Congresso Nacional. “Estamos vendo que tem um pequeno setor, fundamentalista, que vamos ter que ir para o voto. Mas a grande maioria é favorável”, disse. Reis lembrou que existem atualmente 75 países que criminalizam a homossexualidade e sete em que são aplicadas pena de morte para homossexuais.

Ideraldo Beltrame, presidente da Associação da Parada GLBT (APOGLBT), destacou o evento como uma maneira de alertar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelo público gay. “Ao completar 15 anos de parada, que esse début, esse grito de passagem e essa transformação sejam para a gente pensar que a maior demanda do movimento, além da criminalização da homofobia, é garantir os direitos das nossas companheiras travestis e transexuais, que são a parte mais frágil do movimento”, disse em entrevista ao portal de noticias Terra.


LEIA MAIS


Por Alex Faria

Anúncios

Uma resposta em “15ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s