14ª Parada Gay da cidade de São Paulo

2010 – “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”

Embora em todas as edições da Parada do Orgulho LGBT seja repleto de cores, a edição do dia 06/06/2010 com o tema “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!” trouxe o preto e branco como destaque nos trios elétricos, foi uma das formas de protesto visando à aprovação de leis que criminalize a homofobia e uma cobrança direta aos candidatos nas próximas eleições.

Banner_ParadaGay14

Cartaz anunciava a Parada – 2010

Com cerca de 3,5 milhões de pessoas na Avenida Paulista, os organizadores convocaram o público a vaiar os políticos homofóbicos. Pediram ainda que os projetos a favor dos homossexuais fossem votados com urgência no Congresso Nacional.

“A gente conquistou o Dia Nacional Contra a Homofobia. Essa não é uma conquista pequena, mas temos mais a conquistar. Vamos fazer uma festa linda, com muito beijo na boca”, disse o ativista Jean Wyllys. O decreto que institui o dia 17 de Maio como Dia Nacional Contra a Homofobia foi assinado no dia 04 de junho de 2010 pelo ex presidente Lula.

“A bandeira do arco-íris está pálida e cada vez temos menos paciência com o atraso brasileiro. Um atraso que tem nome, número, partido e tempo de televisão. É para isso que vamos na avenida este ano: para denunciar de onde vem nosso sofrimento, onde se situa a homofobia institucional. Vamos também mostrar que podemos agir. Como eleitores, podemos sim decidir destinos. Queremos denunciar de onde vem o preconceito institucional e orientar a votar em candidatos tolerantes diversidade e comprometidos com os direitos humanos. Esse ano nós queremos preto no branco, não vamos tolerar mais candidatos que só prometem”, disse o presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Alexandre Santos, durante a coletiva de imprensa sobre o evento, pela manhã, na Assembléia Legislativa de São Paulo.


LEIA MAIS


Por Alex Faria

Anúncios

Uma resposta em “14ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s