13ª Parada Gay da cidade de São Paulo

2009 – “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!”

A Parada do Orgulho LGBT já se tornou um dos maiores eventos turísticos da cidade, a edição do dia 14/06/2009 levou a Av. Paulista um publico de 3,1 milhões de pessoas segundo organizadores, o tema “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!” dava continuidade à discussão que vinha desde os temas das Paradas anteriores para a criminalização da homofobia, e por isso num dos primeiros trios, houve a coleta de assinaturas para aprovar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06, que criminaliza a homofobia em âmbito nacional. A proposta virando lei, qualquer ato discriminatório de origem homofóbica seria passível de condenação penal no Brasil.

Banner_ParadaGay13.jpg

Cartaz anunciava a Parada – 2009

Karol Basfonde, transformista, em entrevista ao Portal de Noticias Terra, foi à Parada Gay defender que a homofobia seja considerada crime, como acontece com o racismo. “Uma pessoa que agride homossexuais é perigosa para toda a sociedade e deve ser punida. A homofobia é um crime contra todos nós”, disse. Ela também acredita que a manifestação é importante para que as pessoas se acostumem com os homossexuais. “Se todos entenderem que somos iguais, não existirá mais crimes”, completou.

O presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transexuais (GLBT), Alexandre Santos, 36 anos, o Xandi, vê na mobilização política o fator mais significativo para o aumento de público. Segundo ele, a passeata em favor dos direitos homossexuais dá mais sentido ao acontecimento que a festa. “A manifestação foi tomando corpo e forma e cresceu muito com o engajamento”, afirmou em entrevista ao Terra.

Porém esse questionamento vem sendo levantado por participantes e militantes da causa LGBT, para alguns a Parada do Orgulho LGBT esta deixando o seu caráter político, de ser um espaço de reivindicações em prol das demandas dessa população e se tornado um ato meramente festivo se comparado ao carnaval.

O canal “tvCatcUp” explana essa questão ao ouvir o que o publico da Parada pensa sobre o assunto.

Ir ou não ir a Parada Gay?

Parada Gay São Paulo 2009


LEIA MAIS


Por Alex Faria

Anúncios

Uma resposta em “13ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s