9ª Parada Gay da cidade de São Paulo

2005 – “Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos”

São Paulo tem maior parada gay do mundo pelo 2º ano consecutivo, era essa a manchete dos jornais no dia seguinte a Parada que ocorreu no dia 29/05/2005 com o tema “Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos”. Naquele ano o publico chegou a aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, segundo o jornal Folha de São Paulo esse número representa mais que o dobro reunido por cada uma das paradas vice-líderes no mundo (Toronto e São Francisco, cerca de 1 milhão de participantes cada no ano passado).

Banner_ParadaGay9

Cartaz anunciava a Parada – 2005

A programação do mês da Parada estava repleta de atrações culturais e o tradicional Gay Day que já vinha nas edições anteriores acontecendo no Hopi Hari, este ano mudou-se para o Playcenter. No dia 28 de maio, véspera da Parada, gays, lésbicas e simpatizantes de todo o país se jogavam nos brinquedos do Parque de Diversões.

A escolha do tema trazia à cobrança junto ao Legislativo a aprovação do Projeto de Parceria Civil entre pessoas do mesmo sexo, que tramitava no Congresso Nacional há dez anos, apresentava a necessidade de se construir uma legislação que garantisse igualdade aos LGBT. No palco montado na frente do Edifício da Gazeta, diante de milhares de pessoas na Avenida Paulista, alguns famosos e ativistas como Astrid Fontenelle e Jean Wyllys abriram a Parada cantando o Hino Nacional Brasileiro.

Com grande teor político a Parada homenageava o ativista Jean Wyllys um ícone de extrema importância e representatividade na luta em prol dos direitos LGBT’s.

“Não é vergonhoso ser gay. Falar que você deseja e ama um homem não deve ser desonra para ninguém. Tenho outros valores”, disse ele, em entrevista ao Terra.

“Os organizadores da parada acreditam que eu prestei um serviço à luta histórica pela conquista dos direitos civis dos homossexuais. Rompi, involuntariamente, os estereótipos de bicha alegre, vazia, fútil e engraçada. Ou bicha deprimida, promíscua e que não aceita a sua sexualidade”, contou.


LEIA MAIS


Algumas imagens da 9ª edição da Parada – ano 2005 – Imagens UOL MAIS

Por Alex Faria

Anúncios

Uma resposta em “9ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s