4ª Parada Gay da cidade de São Paulo

2000 – “Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade”

Se analisarmos as Paradas dos anos de 1997, 1998 e 1999 vamos identificar um período de transição. Nas três primeiras edições, as paradas tinham como um dos objetivos principais as temáticas ligadas à visibilidade LGBT (até então a sigla seguia a seguinte ordem das letras GLBT).

Era assim um período de consolidação como manifestação política do movimento, consolidação essa representada ao longo dos anos no expressivo aumento do publico, onde de 2 mil pessoas desde a primeira edição passava a 35 mil na terceira edição.

Vai ser a partir dos anos 2000 que a Parada do Orgulho GLBT (apenas em 2008 ocorre à inversão das letras colocando o “L” em frente da sigla, ficando como “LGBT”) se consolida fortemente perante a sociedade, o objetivo agora é desenvolver a idéia de diversidade e envolver a sociedade como um todo a partir do conceito de respeito à diversidade. O tema chamava o enfoque a esse objetivo “Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade”. Sua edição acontece no dia 25/06/2000 com grande visibilidade e estrutura, levando a Av. Paulista um público de aproximadamente 100 a 120 mil pessoas.

Banner_ParadaGay4

Cartaz anunciava a Parada e trazia os eventos dentro do mês – 2000

É nessa edição que ocorre o primeiro financiamento estatal obtido pela organização da Parada (APOGLBT SP), vindo do Ministério da Saúde em parceria com o Governo Federal, a prefeitura de São Paulo também contribuiu de forma a apoiar institucionalmente, cedeu parte da infra-estrutura para a realização do evento. A edição traz também vários eventos dentro do mês antes da realização da Parada conforme apresenta no cartaz acima.


Algumas imagens da 4ª edição da Parada – ano 2000

Foto: Marco Ankosqui  / Fonte: FOLHA.COM

Foto: Patricia Santos / Fonte: FOLHA.COM

Foto: MARCOS MENDES/AE / Fonte: Estadão

Por Alex Faria

Anúncios

Uma resposta em “4ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s