1ª Parada Gay da cidade de São Paulo

1997 – “Somos muitos, estamos em todas as profissões”

Para ser mais exato, foi em 28 de Junho de 1997 que São Paulo recebeu a 1ª Parada do Orgulho Gay, recebendo em torno de 2 mil pessoas entre a comunidade LGBT, militantes da causa e simpatizantes.

O tema naquele ano foi: “Somos muitos, estamos em todas as profissões”. A escolha buscava trazer a reflexão de onde começa a homofobia e qual seria a maneira de terminar com ela. A parada surgiu em referência à data de 28 de junho de 1969 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América.

A parada se tornava assim, uma força de luta e organizações para protestar contra a discriminação e violência sofridas constantemente pela população LGBT. O foco principal das temáticas são ligadas à visibilidade LGBT e se consolida como manifestação política do movimento.

Banner_PrimeiraParadaGay

Cartaz da primeira Parada LGBT – 1997


A GÊNESE DA HISTÓRIA

ParadaGay“…Na noite de 28 de junho de 1969, um acontecimento paradigmático teve lugar na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América. O bar Stonewall Inn, frequentado majoritariamente por homossexuais, que ficava na região conhecida como o “gueto homossexual” da cidade, foi invadido por forças policiais decididas a reprimir a concentração de gays e lésbicas no local. Mas, nessa noite, a polícia enfrentou a reação dos frequentadores, que empreenderam uma batalha que duraria um final de semana inteiro. Com a eclosão desse conflito, outras questões políticas foram sendo desencadeadas e alguns dos habituais frequentadores passaram a se organizar politicamente através da Frente de Libertação Gay, e o dia 28 de junho foi então proclamado como Dia do Orgulho Gay (Fry & Macrae, 1985: 96-7…”. Veja em: O MITO DA MULTIDÃO: UMA BREVE HISTÓRIA DA PARADA GAY DE SÃO PAULO


LEIA MAIS


É importante ressaltar que a Parada LGBT surgiu como um símbolo de resistência e luta, representa o respeito ao diferente, e busca a visibilidade e tolerância, um símbolo da diversidade, diversidade essa que é a característica do nosso país.

Por Alex Faria

Anúncios

2 respostas em “1ª Parada Gay da cidade de São Paulo

  1. Pingback: 4ª Parada Gay da cidade de São Paulo | Ciências Sociais Uninove

  2. Pingback: Dia Internacional do Orgulho LGBT | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s