Filme Terra Vermelha

FilmeTerraVermelha

O filme Terra Vermelha é um convite para refletirmos as relações que se dão entre o branco (que vive na região onde tem reservas e tribos indígenas) e os povos indígenas. Até que ponto estão certos ou errados? Quais são os direitos e de quem são os direitos? E as terras? São daqueles que produzem nela e movimentam a economia do país ou daqueles que sempre estiveram lá, cuidando, preservando, ajudando o equilíbrio climático, da fauna e da flora?

O cenário e as situações mostrados no filme, são complexos e cheios de interrogações. Mistura concepções vindas de brancos estrangeiros, do brancos brasileiros, dos indígenas que vivem fora da cultura e dos indígenas nativos. Em quase duas horas de filme, quem assiste não sabe o que pensar, é conflitante.

Não tem como saber sem uma profunda reflexão, e sem algumas horas de debate, a solução para os problemas demonstrados. Pode parecer óbvio que as terras são dos indígenas, por mais que sejam, existem várias vertentes sociais que rebatem esse direito, ainda mais quando os indígenas começam a agir como os brancos. É como se eles perdessem a identidade e com isso, o direito “primário” ao lugar que é deles de origem.

É indispensável que se assista esse filme, ainda mais quando se trata de estudar Etnologia Brasileira, pois nossa origem é indígena, nosso povo é mestiço, surgem da mistura de indígenas, brancos e negros, mas a origem é indígena, eles já estavam aqui quando houve a invasão dos europeus. #MaisQueRecomendado #ReferênciaObrigatória

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s