A Sociologia Brasileira

Sociologia Brasileira

Como sabemos, depois de ter lido o conteúdo do site 😉 , a Sociologia tem sua base na Filosofia que é a mãe de todas as Ciências, inclusive a Exata. Então, ela não é um estudo fechado a um tipo de sociedade ou exclusivo de um país. Surgiu na Europa, mas ganhou o mundo e quem sofreu a influência européia na construção de seu povo nação (nosso caso), começou a olhar para si com o viés europeu.

O Brasil indígena sempre esteve aqui, era a Ilha Brasil, com a vinda dos europeus e a decisão de exploração das terras e recursos naturais da ilha, começou a surgir o povo brasileiro, que tem na sua essência a mistura de povos, visto que os indígenas não se misturavam em suas tribos.

Chegaram os negros em situação de escravidão e os mestiços (branco + indígena), brancos e indígenas, também, tiveram filhos com os africanos e assim, marcou por definitivo a característica principal do povo brasileiro: miscigenação de 3 culturas: Européia, Africana e Indígena.

Assim como os países ocidentais possuem seus pensadores, nós aqui no Brasil também temos os nossos, afinal, não somos iguais a nenhuma outra cultura, somos únicos como todas e necessitamos de um olhar nosso para nós mesmo, que busca nos compreender enquanto nação, povo, comunidade e indivíduo. Mas será que conhecemos os nossos intérpretes?  Se sim, ótimo! Se não conhece, segue a indicação de um site que organizou todos os grandes autores de nossa Sociologia Brasileira: Intérpretes do Brasil


Postagens do site sobre alguns intérpretes:


Caso queira apenas relembrar alguns ou visitar um por um, segue a lista:

CAIO PRADO JUNIOR (1907 – 1990)

Político e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros e que desenvolveu obras essenciais para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de se destacar como…


CELSO MONTEIRO FURTADO (1920 – 2004)

Foi um economista e pensador brasileiro, responsável pela arquitetura de muitas das políticas de cunho econômico arquitetadas no Brasil nas últimas décadas. Adepto de uma atitude intervencionista no funcionamento da economia, seu pensamento apresenta-se…


DARCY RIBEIRO (1922-1997)

Nasceu em Minas (1922), no centro do Brasil. Formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia…


FLORESTAN FERNANDES (1920-1995)

Sociólogo e político brasileiro nascido na cidade de São Paulo, (SP), considerado o fundador da sociologia crítica no Brasil. Iniciou sua formação primária no Grupo Escolar Maria José, em Bela Vista, São Paulo (1926), fez o Tiro de Guerra (1936)…


OLIVEIRA VIANNA (1883-1951)

Francisco José de Oliveira Vianna – Jurista, professor, etnólogo, historiador e sociólogo brasileiro nascido em Rio Seco de Saquarema, Estado do Rio de Janeiro, cuja obra sociológica caracteriza-se para subestimar a presença do negro na formação social…


GILBERTO FREIRE (1900-1987)

Gilberto de Melo Freire nasceu em 15 de março de 1900, em Recife, estado do Pernambuco, em seus estudos e trabalhos fez carreira acadêmica em artes plásticas, jornalista, cartunista e escritor. No início dos anos 20, estudou Ciências Sociais e Artes nos Estados…


JOSUÉ DE CASTRO (1908 -1974)

Josué Apolônio de Castro nasceu em 5 de setembro de 1908, em Recife. Estudou medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, começou a exercer a profissão em Recife, onde já observava desde pequeno as dificuldades sócias sentida na pele…


IGNÁCIO RANGEL (1914-1994)

Ignácio de Mourão Rangel (1914-1994). Nascido em 20 de fevereiro de 1914 na cidade de Mirador, Maranhão, filho de um Juiz, Ignácio de Mourão Rangel graduou-se em direito. Em 1954 vai para o Chile onde realiza um curso de Pós-Graduação na Cepal…


MANOEL CORREIA DE ANDRADE (1922-2007)

No dia 3 de agosto de 1922, no Engenho Jundiá, em Vicência, Estado de Pernambuco, nasce Manoel Correia de Oliveira Andrade. Os seus pais são Joaquim Correia Xavier de Andrade (senhor de engenho e criador de gado) e Zulmira Azevedo Correia de Andrade…


MILTON SANTOS (1926 – 2001)

Milton Almeida dos Santos – Nascido em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 03 de maio de 1926, esse brasileiro ganho o mundo por razões alheias a sua vontade. Porém, soube manter seus olhos nos arranjos sociais contemporâneos para construir uma teoria…


RAYMUNDO FAORO (1925-2003)

Advogado, jurista e escritor brasileiro nascido em Vacaria, Rio Grande do Sul, considerado um dos grandes pensadores do Brasil, autor de análises imprescindíveis ao entendimento da sociedade, da política e do Estado brasileiro. Filho de agricultores…


RUY MAURO MARINI (1932-1997)

Nascido em 1932 na cidade de Barbacena Minas Gerais, Ruy Mauro Marini graduou-se em administração de empresas em 1957 pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) no Rio de Janeiro. Completou sua formação seguindo para França em 1958…


SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA (1902-1982)

Jornalista, sociólogo e historiador brasileiro nascido em São Paulo, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, que tentou interpretar o Brasil, sua estrutura social e política, a partir das raízes históricas nacionais. Antes de se tornar historiador e escrever…


RÔMULO ALMEIDA (1914 – 1988)

Rômulo Barreto Almeida nasceu em Salvador (BA) no dia 18 de agosto de 1914, filho de Eduardo de Sousa Almeida e de Almerinda Barreto de Almeida. Em 1933, bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Bahia…


MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES (1930 – )

Maria da Conceição de Almeida Tavares Nasceu em Anadia, Portugal no dia 24 de abril de 1930. Casada duas vezes, é mãe de dois filhos e tem dois netos. Diplomou-se em matemática na Universidade de Lisboa em 1953…


BERTHA BECKER (1930 – 2013)

Bertha Koifmann Becker nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 07 de novembro de 1930 e dedicou boa parte de sua vida intelectual e científica aos estudos sobre a Amazônia. Seus estudos empíricos e teóricos fazem uma síntese das mudanças provocadas pelas…


ERMINIA MARICATO (1947 – )

Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério…


PAULO FREIRE (1921 – 1992)

Nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã, Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles. A irmã Stela foi professora…


OUTROS INTÉRPRETES: Alberto Torres e Joaquim Nabuco

Boa leitura, boa pesquisa! 😉

Por Cinthia Almeida

Anúncios

2 respostas em “A Sociologia Brasileira

    • Olá Maurício!
      Obrigada por nos prestigiar com sua visita! É sempre uma alegria muito grande em receber nossos leitores e saber que o conteúdo agradou!

      Beijos! =D

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s