Tambor de Crioula

ma_tambor_de_crioula_edgar_rocha_2

Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

Quando falamos em cultura Afro, pensamos na Bahia, não é? Mas para aqueles que não sabem, quando os povos africanos foram trazidos para o Brasil, eles foram distribuídos por todo o território e sua cultura foi junto com cada indivíduo. Por mais que o branco quisesse proibir as práticas, para evitar que eles sentissem saudade e pudessem fugir, os africanos abraçaram o Brasil como seu segundo lar e deixaram suas culturas (das mais diversas tribos) enraizadas em nossas terras. Não adianta negar, o Brasil é um pedaço da África! Uma característica da cultura africana está no Maranhão e virou patrimônio cultural: o Tambor de crioula!

“O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito. Essa manifestação afrobrasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.

Inscrito no Livro das Formas de Expressão, em 2007, esse bem imaterial inclui-se entre as expressões do que se convencionou chamar de samba, derivadas, originalmente, do batuque, assim como o jongo no Sudeste, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o coco no Nordeste e algumas modalidades do samba carioca. Além de sua origem comum, constatam-se, entre essas expressões do samba, traços convergentes na polirritmia dos tambores, no ritmo sincopado, nos principais movimentos coreográficos e na umbigada…” Site IPHAN



Fotos

Vídeo Tambor de Crioula no Maranhão – Parte 1

Vídeo Tambor de Crioula no Maranhão – Parte 2

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Tambor de Crioula

  1. Pingback: O Brasil e seu patrimônio cultural | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s