“Caio Prado Jr. nasce no seio de uma das mais importantes famílias da burguesia cafeeira de São Paulo, os Silva Prado. O ano é 1907, época da República Velha, quando os membros do grupo social de caio têm amplo domínio na vida social e política brasileira.
Entre os barões do café, os Silva Prado são particularmente influentes. A empresa da família, a Companhia Prado-Chaves Exportadora, chega a ser responsável, quando Caio Prado tinha onze anos, pela venda de 2,2 milhões de sacas de café, o que equivale a 20,25% do café exportado pelo porto de Santos na época. Logo, porém, vem a decadência. Na verdade, o melhor período da família, assim como o do café, corresponde ao século XIX.
Caio inicia os estudos com professores particulares, prossegue, com os jesuítas do Colégio São Luiz, sem faltar mesmo uma temporada na Inglaterra. Jovem, faz Direito na tradicional Faculdade do Largo São Francisco…” – Texto retirado do livro: Sete lições sobre as interpretações do Brasil – Bernardo Ricupero (Capítulo V – Caio Prado Jr. p. 131)
Livros de/sobre Caio Prado Jr.
- Clássicos sobre a revolução Brasileira
- Evolução Política do Brasil
- Formação do Brasil Contemporâneo
- História Econômica do Brasil
- Caio Prado Jr. e nacionalização do Marxismo no Brasil
- Teoria Marxistia do conhecimento e Método Dialético Materialista
Vídeo – Pensando com Caio Prado Jr
Professor Arakin Monteiro
Pingback: Volta as aulas 2017 | Ciências Sociais Uninove
Pingback: A Sociologia Brasileira | Ciências Sociais Uninove