Reforma do Ensino Médio – Prof Celso Carvalho (Uninove)

Palestra foca o debate para o momento político que o Brasil está vivenciando, mais especificamente na área da Educação, por ser um setor de extrema importância para o futuro de qualquer país, independentemente do seu regime de Estado.

SITUANDO O LEITOR: Neste momento (segundo semestre de 2016) existem algumas leis e medidas provisórias sendo votadas que irão modificar a história do país e impactar diretamente no setor da Educação, são elas:

Base Nacional Curricular Comum (uma forma de universalizar o ensino no país para garantir uma qualidade igualitária na prática de ensino em todo o território nacional) – Debate proposto pelo Governo Dilma e interrompido pelo Governo Temer.

PEC 241 (que congela os gastos públicos nas áreas sociais por 20 anos, entre elas Saúde e Educação) e Divisão do Pré-Sal (atraindo investidores internacionais, diminuindo o repasse do recurso para Educação e Saúde). – Governo Temer

Escola Sem Partido (movimento que visa retirar das escolas os debates, discussões e reflexões sobre temas importantes como: gênero, família e política, censurando ou limitando a prática docente em salas de aula). – Governo Temer

Reforma do Ensino Médio (Medida Provisória 746 que visa reformular a estrutura das aulas no Ensino Médio, tirando a obrigatoriedade de algumas matérias como: Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, divide o ensino em 5 grandes áreas de especialização, nas quais, a escolha fica por conta do aluno e transforma o período de estudo para integral) – Governo Temer

E são esses 4 pontos que o Professor Celso Carvalho (Licenciatura em Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação Uninove) traz para o debate e traça as linhas de análises críticas na construção da sua fala, buscando mostrar os cenários de cada medida ou lei e juntando todos para formular a realidade que termos se nada for feito.

As problemáticas que estão inseridas neste contexto são extremamente delicadas e requer uma profunda reflexão da sociedade (escola, sindicatos, professores, alunos e pais) que deve se mobilizar, não apenas para se posicionar contra ou a favor, mas para entender a complexidade e traçar caminhos que devem visar melhorias do cenário que temos e não a piora.

OUÇA O ÁUDIO COM OS PRINCIPAIS PONTOS DO DEBATE

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Por Cinthia Almeida (texto) e Alex Faria (fotos e áudio) – alunos do 4º Semestre – Ciências Sociais – Licenciatura

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