Estamira… Esperto ao contrário

estamira_3

Esse post poderia começar o texto com os elogios ao super premiado documentário de Marcos Prado (23 prêmios internacionais) mas esse detalhe fica tão pequeno diante do que foi Estamira e da lição que ela nos deixou, que até vamos falar do documentário em si, mas como nota de rodapé, aqui, quem vai ganhar espaço é o ser humano chamado Estamira de Gomes de Souza.

Trabalhadora e moradora do lixão que ficava no bairro Jardim Gramacho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), por mais de 20 anos essa foi a sua realidade e o cenário que retratou seus últimos momento de vida. Em julho de 2011, Estamira faleceu, tinha 70 anos: Morre Estamira, personagem-título de premiado documentário brasileiro

cartaz_estamiraO que leva uma catadora de lixo ser a personagem principal de um documentário? Ao contrário do que muitos pensam, não foi apenas sua realidade humilde que motivou a realização desta obra, mas o que Estamira era para si e para o mundo. O olhar que ela deu para todas as coisas que aconteciam a sua volta, as análise lunáticas, porém bem lúcidas, que ela tinha sobre o universo e os seres humanos, o entendimento social e político que trazia dentro de si e quanto externava fazia total sentido, e mesmo assim, era tido como louca, que precisava de remédio para se manter viva.

O que torna Estamira um ser a frente de seu tempo e muito a parte de sua realidade? Essa pergunta só será respondi para quem se dedicar ao documentário, pois, é uma questão tão sensível que não cabe a uma única visão ou relato, precisaríamos de uma infinidade de testemunho para definir o que ela causa na vida das pessoas, a transformação que ela provoca e a reflexão que ela faz, a quem se permite, mergulhar profundamente. A Sociedade ou o seu olhar para a Sociedade nunca mais será o mesmo, como disse por muitas vezes: O esperto ao contrário!

postestamira-2

Nota de rodapé 😉 Estamira recebeu inúmeros prêmios e virou peça de teatro: CINCO ANOS APÓS ESTREIA, A PEÇA ESTAMIRA – BEIRA DO MUNDO RETORNA AO PALCO DO TEATRO POEIRA

Vídeo: Estamira para todos e para ninguém (2004)

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s