Última parada, ônibus 174, Alessandro…Sandro…Vidas Perdidas

sandroalessandroonibus174

Muitos não querem falar sobre, muitos fingem desconhecer o assunto, outros acharam que foi pouco ter sido morto por policiais, e muitos se compadeceram apenas com a professora morta por policiais…

Alessandro, Sandro, Mancha… uma criança que viu sua mãe morrer esfaqueada, um adolescente morador de rua que viu seus amigos morrem por tiros…viciado em drogas, esquecido por todos… esse é o tema desta postagem, pode parecer uma apologia ao crime, visto que Sandro está retratado como vítima e não como culpado. Não teve chances e nem oportunidades na vida, não teve chances e nem oportunidades no momento de sua morte.

onibus174Podemos continuar ignorando a história de Sandro, que agora está em algum lugar dentro das mais diversas crenças religiosas. Está pagando seus pecados, queimando no fogo do purgatório, pode estar dormindo preso em seus pesadelos, perdido no vale da morte refazendo suas lembranças e se arrependendo de seus erros…Agora tanto faz, Sandro está morto! Mas a sua história continua viva, basta olhar à sua volta, não precisa ir muito longe.

Quando os olhos passarem a ver além de um nome, além de uma cor de pele, além da naturalização do abandono existencial, talvez a história de Sandro passe a ser uma referência de algo que nos envergonhava e que um dia lutamos para mudar essa realidade, talvez…Não vamos levantar o debate do veredito: culpado, pois isso a sociedade já faz, mas vamos deixar o veredito: nós matamos Geísa e Sandro. A sociedade ao virar as costas para todos, acaba matando todos!

O Sequestro do ônibus 174 foi transmitido ao vivo (12 de junho de 2000) e vitimou duas pessoas, que foram mortas pelos policiais. O que ficou de aprendizado é que todos os envolvidos são vítimas de uma Sociedade Doente: Sandro, reféns, policiais, cidadãos. Para quem não sabe ou não lembra, seguem dois vídeos: o filme com atores e o documentário com cenas reais:

Vídeo Documentário Ônibus 174 (Não está no YouTube)

Vídeo Filme Última Parada 174 

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s