Modo de Fazer Viola-de-Cocho

mt_viola_de_cocho_acervo_iphan

Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

Quem nunca ouviu uma moda de viola? É um som tão gostoso, suave, quase mágico, não é? Quando a gente olha a viola em si, o instrumento, não imagina que existe uma viola específica, que é feita de um modo especial e melhor, esse modo de fazer a viola é considerado cultural e faz parte do Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. Incrível, né? O nosso país é realmente uma caixinha cultura que nos brinda em cada detalhe, em cada cantinho.

A viola-de-cocho é produzida de forma artesanal, que utiliza matéria-prima da região Centro-Oeste do Brasil. Sua sonoridade tem uma forma singular por conta da produção feita por mestres cururueiros e isso lhe fez ganhar o registro do “O Modo de Fazer a Viola-de-Cocho” no Livro dos Saberes, em 2005.

“…O nome viola de cocho deve-se à técnica de escavação da caixa de ressonância da viola em uma tora de madeir inteiriça, mesma técnica utilizada na fabricação de cochos (recipientes em que é depositado o alimento para o gado). Nesse cocho, já talhado no formato de viola, são afixados um tampo e, em seguida, as partes que caracterizam o instrumento, como cavalete, espelho, rastilho e cravelhas. A confecção, artesanal, determina variações observadas de artesão para artesão, de braço para braço, de forma para forma…” Site IPHAN



Fotos de violas-de-concho

Vídeo A viola-de-cocho e a proteção ao patrimônio imaterial (Canal TVNBR)

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Modo de Fazer Viola-de-Cocho

  1. Pingback: O Brasil e seu patrimônio cultural | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s