Samba de Roda do Recôncavo Baiano

rugendasroda

Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

Existe uma frase bem famosa, na verdade, uma pergunta bem famosa: “O que que a baiana tem?”…A baiana deve ter milhares de coisas, né? E a Bahia? O que ela tem?

O estado é conhecido pelo seu axé e suas tradições de raízes africanas que nos deixaram heranças culturais, religiosas e políticas. Uma das heranças culturais é o Samba de Roda, que ganhou formato único numa determinada região (Recôncavo Baiano) e agora está eternizado como expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira.

andersonmoreiralimaO samba carioca, que é mais conhecido na região sudeste, sofreu influência direta do Samba de Roda no Recôncavo Baiano que, até hoje, é uma das referências do samba nacional. Ele foi inscrito do Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2004. E em 2005, a Unesco reconheceu esse bem imaterial como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

“O samba de roda é uma das joias da cultura brasileira, por suas qualidades intrínsecas de beleza, perfeição técnica, humor e poesia, e pelo papel proeminente que vem desempenhando nas próprias definições da identidade nacional. Além das práticas musicais identificadas pelo termo samba, como o samba de roda do Recôncavo e o samba rural paulista, no panorama musical brasileiro o samba no Rio de Janeiro se destaca por ser um fenômeno cultural pujante que atravessou o século XX, passando de alvo de discriminação e perseguição nas primeiras décadas a ritmo identificado com a própria nação, a ponto de ser um de seus símbolos…” Site IPHAN



Imagens do Arquivo do IPHAN

Vídeo canal Crespial – Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Brasil)

Vídeo Canal de labedisco – Samba de Roda

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Samba de Roda do Recôncavo Baiano

  1. Pingback: O Brasil e seu patrimônio cultural | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s