Círio de Nossa Senhora de Nazaré

pa_cirio_de_nazare_2

Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil

O Brasil é conhecido, no universo religioso, como o país que abraça à todas as religiões, o que não significa que tenha um povo que respeita todo tipo de manifestação religiosa. cada grupo cultua a sua fé de forma reservada (dentro de seus tempos) e quando ganham as ruas em datas especiais.

Existem inúmeras festas, caminhadas, romarias, procissões, retiros, manifestações, shows, tudo que pensarmos em “união de pessoas” para celebrar todas as religiões. Nestes momentos, o respeito da maioria prevalece, fazendo com que todos os grupos religiosos compartilhem, orem , rezem, festejem com os seus sem ocorrência de violência ou atos contrários.

nsa-sra-cirio-nazareO Brasil é imenso, e em todo o território possuí a religião católica. Os católicos cultuam os santos e muitos deles ganham até data especial no calendário oficial, alguns nacionais, Nossa Senhora de Aparecida (padroeira do Brasil), e outros regionais, como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (no Pará), que é um evento grandioso em Belém, que faz a cidade parar!

“…O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém (PA), inscrita no Livro das Celebrações, em 2004. Os festejos envolvem vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, e reúnem devotos, turistas e curiosos de todas as partes do Brasil e de países estrangeiros. Acontecem em vários municípios paraenses – Acará, Curuçá, Parauapebas, São João, entre outros – onde se cultua a festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Instituída em 1793, é uma celebração constituída por vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, cujo clímax ocorre na procissão do Círio, no segundo domingo de outubro…” Site IPHAN



Para os paraenses, essa festa um grande momento anual de demonstração de devoção e solidariedade, de reiteração de laços familiares e manifestação social e política. A celebração entrou para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013, durante a 8ª seção do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada em Baku (capital do Azerbaijão). Esse evento é considerado uma das maiores concentrações religiosas do mundo e tem como destaque, a procissão da qual participam mais de dois milhões de pessoas do Estado e de diversas partes do Brasil.

Vídeo Círio de Nazaré – IPHAN

Vídeo Documentário sobre o Círio de Nossa Senhora de Nazaré – Belém (PA)

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Círio de Nossa Senhora de Nazaré

  1. Pingback: O Brasil e seu patrimônio cultural | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s