Informativo: Semana de Ciências Sociais e História (Noite – 22/09)

A Semana de Ciências Sociais e História, recebeu na noite de hoje (22/09) o tema: Direito à Memória, com exibição do filme de Tata Amaral: Trago Comigo, que relata fatos vividos pelo personagem principal na época da Ditadura.

O filme é interessante porque mistura teatro e cinema e demonstra a importância de se ter viva a memória para que a vida não se perca em meio ao cotidiano caótico. Logo após o longa, abri-se para o debate do tema Ditadura, onde os convidados falaram um pouco sobre o filme e suas vivências na época da Ditadura.

dsc01033Paula Pretta falou como foi a preparação e as gravações do filme (que ocorreram em 2009) e ressaltou como ele é atual e necessário. Os outros dois convidados (Anivaldo Padilha e Cida Costa) foram militantes políticos na Ditadura e contaram como vivenciaram essa época e como faram suas prisões.

Quando encontramos pessoas que usam das suas lembranças como arma para combater a violência, a tirania e a falta de respeito pelo povo, não tem como não se sentir tocado e se emocionar, afinal, como disse Anivaldo, durante o debate: “Um país sem memória, é um país sem história!”

Veja o filme que foi usado como introdução para debater o tema: Direito à Memória

SEMANA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HISTÓRIA

cenario-cidade-grafite_OK_ZUPI

2º Semestre de 2016 A Semana de Ciências Sociais terá a participação do curso de História (todos os semestre da unidade Memorial), e por conta disso, o evento se chamará: Semana de Ciências Sociais e História. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s