Qual a importância do Estágio para o Universitário?

estagio

Quando falamos de estágio para universitários, precisamos primeiramente ressaltar que, para cada faculdade e para cada curso existem regras que fazem parte do processo de estágio.

Trazendo para a Uninove, curso Ciências Sociais – Licenciatura, as regras e o passo a passo do estágio supervisionado estão publicadas no site, e o mais importante a ser informado: o estágio na área de pesquisa (instituições que fazem pesquisas de campo, analítica, social, econômica e afins) não é obrigatório e não pode ser entregue como estágio efetuado nas disciplinas “Estágio I, II, III”, pois essa modalidade de estágio faz parte do curso de Bacharel.

Só é obrigatório o estágio feito nas escolas de Ensino Médio (públicas ou privadas), pois faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura, é supervisionado e orientado por um professor específico, requer uma apresentação da experiência vivida pelo graduando com relatórios e análises acadêmicas.

Filosofando sobre o Estágio…

Ingressar na faculdade exige certos sacrifícios, um deles é a troca da estabilidade de um emprego pela vulnerabilidade de um estágio que:

  • Têm valores de bolsas, muitas vezes, inferiores a metade de 1 salário mínimo (proporcional à quantidade de horas trabalhadas, que são no mínimo 4 e no máximo 6 horas);
  • Alguns não possuem benefícios;
  • Seu regime é contratual, podendo ser prorrogado pela empresa ou cancelado a qualquer momento por ambas as partes (estagiário e contratante);
  • Não tem registro em carteira (CLT) garantindo seus direitos de trabalhador.

A primeira coisa que, quase sempre, ouvimos no primeiro semestre é: “Não deixem para fazer estágio no último ano!”. Fazer a escolha nem sempre é tão simples como parece. Muitos estudantes entram na faculdade já empregados em outras áreas, registrados e ganham um salário que, muitas vezes, é usado para custear os estudos.

Se formos analisar o trabalho feito pelos estagiários, percebemos que, em sua maioria, é feito com qualidade e exigência de um profissional formado. Como a mão-de-obra é barata e o desconto no IR (Imposto de Renda) é garantido às empresas que aderem ao sistema de estágios, o executivo acaba investindo, porém, de forma equivocada, pois a troca de estagiário é constante, fazendo com que o ciclo nunca se feche, gerando assim uma economia na folha de pagamento e nos impostos, digo isso por experiência própria.

Trabalhei numa empresa, na qual, os estagiários eram tidos como pessoas “não pensantes”, apesar de estarem na faculdade, e sim pessoas de “produção”. A filosofia de: ensinar para preparar para o mercado e/ou ensinar para ser o futuro profissional da empresa, caem por terra na primeira oportunidade.

Devemos ficar mais atentos com este movimento. O governo ou até mesmo o privado, poderiam pensar num projeto para os recém-formados. Uma empresa que empregasse, pelo menos por dois anos, essa turma que sai da faculdade cheia de gás, mas já com o mesmo problema ou estigma dos jovens que buscam o primeiro emprego, a falta de experiência profissional.

A lei do estágio foi modificada em 2008, antes disso, o estagiário trabalhava 8 horas por dia, não tinha a obrigatoriedade de: tirar férias, receber benefícios e horário de descanso. Depois da reformulação da lei, o estagiário passou a ter uma carga horária mínima (4 horas) e máxima (6 horas), direito à férias remunerada: a cada 6 meses (15 dias) e para 1 ano completo de contrato (1 mês que pode ser dividido em 15 dias + 15 dias) e outras mudanças. Para saber mais sobre LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008.

Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória  no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s