Seu candidato está com a ficha limpa?

fichalimpa

O povo quando elege seu representante, seja qual for a esfera (Federal, Estadual ou Municipal), acredita que está fazendo, se não a escolha mais certa, pelo menos, a escolha mais honesta. A população parte do princípio de que, quando uma pessoa se candidata para representá-la, essa pessoa está munida de princípios e valores semelhantes, como a honestidade, o comprometimento com a verdade e a honra.

Car@ leitor! O que podemos falar sobre a expectativa, quase ingênua, da população? Que a realidade não condiz com o que se espera ao dar o voto. Cansados de sermos vítimas de valores deturpados, de interesses pessoais e de manobras ardilosas, por meio da iniciativa popular (CF/88, art. 61, § 2°) foi criada a Lei da Ficha Limpa.

A Lei Complementar n° 135/2010, chamada Lei da Ficha Limpa, tem o objetivo de combater a corrupção eleitoral. Essa lei alterou a Lei Complementar n° 64/1990, tornando inelegíveis candidatos que não atendam aos requisitos citados abaixo, que visam proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.

Ela foi sancionada em 19 de maio de 2010, pelo Congresso Nacional e publicada em junho do mesmo ano no Diário Oficial da União. A lei contou com 1,3 milhões de assinaturas de cidadãos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Clique na imagem para ver ampliada

quemnaopodesercandidato

Existe o Movimento Ficha limpa, que acompanha o status de todos os políticos registrados no Brasil. Os dados estão disponíveis no site, de fácil acesso para todos os cidadãos. Fizemos uma pesquisa em 09/09/2016, filtramos por “Os sujos” (exitem os filtros: Os Limpos, Fique de Olho e Os Sujos), e os 12 primeiros que aparecem para o resultado Brasil, são:

listafichasuja

Uma lei que foi criada com a força e participação do povo, não pode perder sua função! Então, antes de votar, verifique a situação do seu candidato, e se ele não estiver limpo, diga: NÃO! Essa é a melhor forma de combater a corrupção!

Fontes: Justiça Eleitoral e Movimento Ficha Limpa

Leias mais sobre:

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s