Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura para as Ciências Sociais?

duvidas-bacharel-ou-Licenciatura-Ciencias-Sociais

Recebemos uma dúvida do nosso leitor Josemar Cruz (dúvida enviada no Fale Conosco): Qual é a diferença entre a graduação em Bacharel e a graduação em Licenciatura?

Essa pergunta é uma constante entre as pessoas que se interessam por Ciências Sociais e, também, entre os alunos que já fazem parte do curso, seja no Bacharel ou seja na Licenciatura. A diferença é simples de explicar:

Pesquisa-campo-Sociologo

GRADUAÇÃO EM BACHAREL – Quando o estudante opta por cursar Ciências Sociais – Bacharel, significa que será o profissional gabaritado em: desenvolver e assinar pesquisa de campo e elaborar relatórios e/ou estudos sociais, a formação é de Sociólogo. O conteúdo do curso é aprofundado e direcionado aos autores da Sociologia, Política e Antropologia. O Bacharel não está apto a dar aula, pois o curso não contempla o conteúdo da Pedagogia.

Licenciatura-Ciencias-SociaisGRADUAÇÃO EM LICENCIATURA  – Quando o estudante opta por cursar Ciências Sociais – Licenciatura, significa que será o Professor de Sociologia no Ensino Médio, público ou privado. Para ser Professor Universitário, precisará de Pós-graduação (algumas faculdades privadas aceitam pós-graduados em sua grade docente) ou Mestrado (nas universidades públicas e federais, apenas os diplomados no Mestrado são selecionados). O conteúdo do curso é divido entre disciplinas da Pedagogia e Sociologia. O Professor não é considerado Sociólogo, não pode assinar pesquisas e/ou desenvolver relatórios e/ou estudos sociais.

É importante informar que, para o Bacharel dar aula, ele precisará da Licenciatura. Existe o curso: Licenciatura para Bacharel. Para o professor ser Sociólogo, ele precisará fazer o Bacharelado, porém, não existe o curso que faz o caminho contrário, ou seja, Bacharel para Licenciados. Neste caso, terá que fazer a graduação em Bacharel e eliminar as disciplinas que já foram abordadas na Licenciatura.

Agora está claro, né? Vem para as Sociais!!!

Por Cinthia Almeida

9 respostas em “Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura para as Ciências Sociais?

  1. Pingback: Sociologia ou Ciências Sociais? | Ciências Sociais Uninove

  2. Pingback: Volta as aulas 2017 | Ciências Sociais Uninove

  3. Olá Leonardo!

    Obrigada pela sua atenção! Peço que atente-se ao foco do texto! Eu não expliquei a diferença entre Bacharel e Licenciatura para qualquer curso, eu direcionei para Ciências Sociais. Como está apontado, Bacharel em Ciências Sociais se torna o Cientista Social, ele não é Antropólogo, Cientista Político ou Sociólogo! Ele precisa da Pós (seja nível especialização ou mestrado) para ser o profissional específico.
    No caso do Sociólogo, o Cientista Social faz parte da equipe de uma pesquisa, de um projeto, de uma ong, mas ele não pode assinar como o Sociólogo responsável pelo estudo ou afins, se ele não tiver a pós!
    E como você disse, só pode dar aula quem fez Licenciatura.
    Espero que eu tenha esclarecido sua dúvida!

    Att, =)

    Curtir

  4. Seria possível a um graduado em Licenciatura em SC fazer pós em Psicologia e trabalhar como psicologo? Ou podera apenas dar aulas na area?
    Obrigada

    Curtir

    • Olá Michelle!

      Primeiro, obrigada por sua visita ao site! Sobre a questão da Pós, não consigo dar a certeza sobre atuar como Psicóloga, mas acredito que Pós Graduação é uma complementação de uma Graduação, no seu caso, você será uma Cientista Social com conhecimentos em Psicologia. Para ser Psicólogo, acredito eu que, se faz necessário uma Graduação completa, porque existe uma exigência de horas curriculares para ser considerado um profissional capacitado. Veja na Pós que você quer fazer, como será a sua formação. Por exemplo, faço Extensão em Educação Especial e Inclusiva, em uma faculdade que pesquisei, a Pós Graduação não me deixava apta para atuar porque o MEC exige 600 horas de curso (currículo acadêmico) e a Pós tinha apena 400 horas, mas me daria o conhecimento para ser assistente ou auxiliar do Professor de Educação Especial e Inclusiva. Pesquise e se informe, se quer ser Psicóloga, entre em contato com Sindicatos ou Instituições de Psicologia e pergunte o que você precisa!

      Espero ter ajudado! Beijos! 😉

      Curtir

    • Olá Larissa! Eu me formei em Ciências Sociais Licenciatura, só posso dar aula nas modalidades: Ensino Médio, Superior e Cursinhos, porque eu não tenho Pedagogia para atuar com os pequenos, nem no Fundamental II onde eu poderia pegar aulas de História para classes do 5° ao 9° ano. Na Diretoria de Ensino (Estado), quando fiz meu cadastro para professora de Sociologia, eles olham o histórico para ver a carga horária de Sociologia, acredito que devam seguir a mesma regra, quantas horas estudadas de Sociologia você terá e como já é Pedagoga, que é o curso oficial do Educador/Professor. Liga em qualquer Diretoria de Ensino e tira essa dúvida, eu acredito que Bacharel em Sociologia pode dar aula se tiver Pedagogia! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s