Fotografia e Sociologia Compreensiva

Conteúdo destinado aos alunos da disciplina Sociologia Compreensiva

Mais do que um veículo informativo de integração do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, nosso site está atrelado a uma pesquisa acadêmica que busca mensurar sua aplicação no aprimoramento de práticas de ensino, bem como promover a integração entre os diversos cursos da Uninove.

cropped-foto-de-nelson-martinez-40.jpg

Buscando promover a integração  e a sensibilidade fotográfica a partir do olhar sociológico, o professor Arakin Monteiro propôs aos alunos da disciplina “Sociologia Compreensiva” que desenvolvessem um exercício de interpretação das Conexões de Sentido na Cidade de São Paulo a partir de fotografias e comentários autorais dos alunos.

Para levar a cabo a proposta, num primeiro momento foi criado um grupo fechado no Facebook para o compartilhamento das fotografias realizadas a partir do cotiano dos alunos. Em seguida, as fotos foram selecionadas e debatidas em sala de aula, buscando tecer aproximações entre a percepção do olhar fotográfico e as “conexões de sentido” (discutidas a partir da sociologia compreensiva de Max Weber).

Após o exercício de pensar e produzir as fotografias, os alunos escreveram pequenos relatos sintetizando a experiência, que forma publicados no post: O olhar sociológico compreensivo e também na galeria de fotos: Sociologia Compreensiva, um olhar que revela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s