Precisamos falar sobre os povos indígenas do Brasil

povos_indigenas

Para falar sobre os povos indígenas, teríamos que voltar no tempo, antes de recebermos a “incrível” visita dos Europeus. Uma postagem não seria o suficiente, afinal, os povos indígenas têm mais histórias para contar do que os brasileiros pós chegada dos Portugueses.

Começamos por destacar a importante e essencial leitura sobre a nossa história, com a indicação do livro O povo brasileiro, Darcy Ribeiro. Neste livro muitas lendas são desmistificadas, relatos sobre os povos indígenas são considerados e respeitados como obra literária e nossa origem é revelada. O leitor tem um choque de realidade e é convidado a repensar quem ele é!

Além do livro, encontramos um site interessante que fala tudo sobre o universo indígena, Mirim Povos Indígenas do Brasil, onde os dados atuais dos nossos povos estão disponíveis e diversas fontes de informação também! A UNESCO publicou um livro que aborda a história do povo indígena do Brasil, também recomendamos a leitura: O ÍNDIO BRASILEIRO: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje

Foto retirada do site: Índio Educa - MEKRAGNOTIRE KAYAPO

Foto retirada do site: Índio Educa – MEKRAGNOTIRE KAYAPO

Pouco se sabe ou pouco se fala em etnias indígenas, pois, popularizou-se falar povos indígenas, mas o correto é falar etnias indígenas, porque dentro da formações dos povos indígenas, existem culturas totalmente diferentes que trazem características inerentes e peculiares de cada etnia. O site Índio Educa (que é um portal feito por índios) publicou a matéria: A diferença na igualdade, onde são apresentadas as mais diversas expressões culturais das etnias indígenas, vale muito a pena navegar por esse universo multicultura!

Como dito no começo do post, muitas lendas existem acerca da cultura indígena, o site AXA – Articulação Xingu Araguaia publicou um texto abordando equívocos que são constantes quando se fala do índio: As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas.

Abaixo segue um vídeo muita bacana, que explica de forma breve a realidade indígena no Brasil:

A questão indígena em 4 minutos from Agência Pública on Vimeo.

Trazer o máximo de conhecimento é o objetivo do site, mas a construção do saber é infinita, ela tem apenas começo, dar continuidade à ela será sempre uma responsabilidade de cada indivíduo! Não pare por aqui e repense a questão proposta, para que possamos garantir que nossa história seja contada de forma correta e preservada!

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s