Pensadores da Educação

O curso de Ciências Sociais têm duas vertentes: Bacharel (focado em formar o pesquisador) e Licenciatura (focado em formar o professor), em ambas os filósofos que foram pioneiros na ciência Sociologia são estudados, mas na Licenciatura, além da visão científica e social, os alunos aprendem Pedagogia, afinal, serão professores e precisam saber tudo que cerca o universo da Educação.

Assim como na Sociologia, na Educação também existem os pensadores, filósofos ou autores renomados, que fizeram suas teses, estudos, análises, livros e afins. Alguns aparecem nos dois contextos: analisando a Sociedade e analisando a Educação.

O Ministério da Educação publicou a Coleção Educadores, são 50 biografias (em PDF) de pensadores da área da Educação, são nomes importantes que devem ser lidos e estudados por todos que pretendem se aprofundar no universo educativo sendo docente ou profissional da área:

ALGUMAS BIOGRAFIAS DA COLEÇÃO EDUCADORES

Darcy RibeiroDARCY RIBEIRO – Biografia em PDF – “…Para início de conversa, Darcy não era um só, eram vários. Como a singularidade é pobre, constituía uma pluralidade de seres em apenas um. Por isso, certa vez, num discurso, comparou-se a uma cobra com várias peles (Ribeiro, 1992). Ao longo da vida vestiu várias delas, algumas ao mesmo tempo: foi pelo menos educador, antropólogo, indigenista, escritor de ficção e político. Por dentro dessas peles, ele era singular: apaixonado por tudo o que escrevia e fazia, sonhador, orador que sacudia corações e mentes…”

.

_________________________________________________

.

DurkheimÉMILE DURKHEIM – Biografia em PDF – “…Émile Durkheim “pensou” a educação no âmbito do projeto de construção do que queria que fosse uma verdadeira ciência social. O próprio projeto inseria-se num contexto múltiplo: o meio no qual Durkheim passou sua infância, a situação histórica da França após a guerra contra a Alemanha e a derrota de 1870, o longo período de conflitos sociais e políticos por que passava seu país. Nascido em 1852, filho de um rabino, em Épinal, no leste da França, ele preferiu, desde a adolescência, abandonar a religião judaica e decidiu qual…”

.

_________________________________________________

.

Florestan FernandesFLORESTAN FERNANDES – Biografia em PDF – “…Em 10 de agosto de 1995, a ciência social brasileira perdia um dos seus mais importantes nomes, a política nacional dava adeus a um de seus mais honrados integrantes e a educação pública do país deixava de contar com um de seus mais ardorosos defensores. Boa parte do público que leu, no dia seguinte, a notícia sobre o falecimento do intelectual Florestan Fernandes, aos 75 anos, certamente não tinha o conhecimento de sua origem familiar e social, de sua árdua luta para superar as adversidades…”

.

_________________________________________________

.

Paulo FreirePAULO FREIRE – Biografia em PDF – “…Este exemplar da Coleção Educadores foi originalmente preparado como uma coletânea de leituras de Paulo Freire e atendia ao padrão proposto pela editora. Na organização inicial, selecionou-se para a coletânea um conjunto de textos abrangendo todas as principais etapas das andanças de Paulo Freire pelo mundo, desde as origens, no Recife, até o Chile, os Estados Unidos, a Europa, a África e, novamente, o Brasil. As leituras selecionadas possibilitavam acompanhar a rica trajetória das posições de Paulo Freire…”

.

_________________________________________________

.

FreudSIGMUND FREUD – Biografia em PDF“…Em um ensaio publicado em 1925, intitulado Um estudo autobiográfico, Sigmund Freud nos indica, expressamente, que sua vida, sua obra e o acolhimento que estas receberam não devem jamais ser dissociadas entre si, se deseja-se compreender sua descoberta da psicanálise, ao mesmo tempo como prática terapêutica e como teoria metapsicológica. Nessa estreita ligação, um elemento irá dominar, a ponto de se constituir o verdadeiro projeto existencial: a vontade de compreender a única coisa que importa, o homem…”

.

_________________________________________________

.

Gilberto FreyreGILBERTO FREYRE – Biografia em PDF“…Gilberto Freyre construiu uma obra que foi uma tentativa de unir conhecimento e realidade. A partir de uma abordagem original, sem curvar-se a teorias alheias ou a modismos. Não só tratou de encontrar um enfoque novo, ambicionou uma ‘ciência’ brasileira, tropical, com métodos, temas e pontos de vista próprios. Os textos que escreveu levando à prática tudo isso estão marcados por um estilo em que a vivacidade da linguagem se destaca. No entanto, não foi a partir do improviso que logrou compor os seus livros…”

.

_________________________________________________

.

GramsciANTONIO GRAMSCI – Biografia em PDF“…Entre os intelectuais italianos que marcaram a história da Europa, numerosos são os que passaram anos de sua vida e escreveram o melhor de sua obra na prisão ou no exílio. Quanto mais seu pensamento e suas atividades contribuíam para o desenvolvimento cultural e para a educação do povo, maiores foram a repressão de sua voz e a deformação de sua mensagem. Assim como Tommaso Campanella (1568-1638) escreveu a primeira “Utopia” italiana, com o título A Cidade do Sol, durante os vinte e sete anos…”

.

_________________________________________________

.

HegelFRIEDRICH HEGEL – Biografia em PDF“…Conforme ao uso da língua alemã, Hegel emprega o termo Bildung em sentidos vários: a ele recorre tanto nos juízos que profere sobre a natureza, sobre a sociedade e sobre a civilização (Kultur), como nos desenvolvimentos e configurações que delas apresenta. Tal conceito, portanto, se estende, passando pelos processos de maturação ética e espiritual [nisus formativus], até as formas espirituais mais elevadas da religião, da arte e da ciência, em que se manifesta o espírito de um indivíduo, de um povo…”

.

_________________________________________________

.

OrtegaORTEGA Y GASSET – Biografia em PDF – “…Se alguma característica especial de Ortega y Gasset atrai a atenção do leitor é sua notável curiosidade. Qualquer tema ou acontecimento do seu tempo, por menor que fosse, despertava-lhe o interesse e a atenção, como fica evidente em sua abundante produção escrita. Nosso autor apresenta certos traços que o diferenciam do estereótipo que, em geral, temos do filósofo. Seu pensamento não parece oferecer a estrutura de um sistema. Com frequência, ele expõe seu pensamento em artigos de jornal…”

.

_________________________________________________

.

PestalozziJOHANN PESTALOZZI – Biografia em PDF“…O nome de Pestalozzi é mencionado frequentemente, mas poucos o leem e continuam conhecendo muito mal tanto sua obra quanto seu pensamento: geralmente o relacionam à imagem calma “do coração maternal grande” ou do “pai dos homens pobres”, visto que Pestalozzi foi um pensador e sobretudo um apaixonado homem de ação. Pai da psicologia moderna inspirou diretamente a Fröbel e Herbart e seu nome está vinculado a todos os movimentos de reforma da educação do século XIX…”

.

_________________________________________________

.

PiagetJEAN PIAGET – Biografia em PDF – “…A ideia de considerar o grande epistemólogo e psicólogo suíço educador poderia surpreender à primeira vista: de fato, como chamar de “educador” a Jean Piaget, que jamais exerceu esta profissão, que sempre negou considerar-se pedagogo, chegando ao ponto de declarar que “Em matéria de pedagogia, não tenho opinião” (Bringuier, 1977, p.194), e cujos escritos sobre educação3 não ultrapassam 3%4 do conjunto de sua obra? A perplexidade pode ser totalmente justificada quando se pensa exclusivamente…”

.

_________________________________________________

.

RousseauJEAN-JACQUES ROUSSEAU – Biografia em PDF – “…Jean-Jacques Rousseau, que preferiu assumir o risco de se apresentar como um “homem de paradoxos” em lugar de permanecer como um “homem de pré-conceitos” propõe ao historiador do pensamento educacional um paradoxo fundamental: a obra cuja influência foi, sem contestação, a mais profunda e a mais durável no desenvolvimento do movimento pedagógico, a que, segundo a fórmula de Pestalozzi, marcou “o centro do movimento do antigo e do novo mundo em matéria de educação”…”

.

_________________________________________________

.

As ilustrações desta postagem estão em suas respectivas biografias devidamente creditadas. BOA LEITURA! 😉

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Pensadores da Educação

  1. Pingback: Florestan Fernandes no programa Vox Populi | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s