Resenha do livro: Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

CAPA-ENSINAR-E-APRENDER-SOCIOLOGIA-NO-ENSINO-MEDIOAutoras: Maria Aparecida Bridi / Silvia Maria de Araújo / Benilde Lenzi Motim

INTRODUÇÃO

A obra nos leva à reflexão e o debate sobre ensinar Sociologia no ensino médio, mostrando ao leitor que não é algo simples, porém, possível. Quando falamos de Sociologia, pode-se pensar em apresentar a Sociedade aos alunos ou trazer para as salas de aula o contexto social que cerca a escola.

Ensinar Sociologia requer, primeiramente, o conhecimento científico, que mostra a Sociologia sob a ótica da Ciência, trazendo a linha do tempo dos autores que transformaram a forma de ver o mundo em ciência. Também é necessário ter a concepção conceitual de Sociedade e, por último, entender os mais diversos papéis que existem na escola e que não estão dissociados dos diversos papéis sociais.

Ao longo da leitura, veremos métodos e debates propostos pelos autores, que podem auxiliar o professor no processo da construção do conhecimento e também, na avaliação dos resultados e melhorias constantes no aprendizado e ensino da Sociologia.

RESENHA

Encontramos no capítulo: Parte I – CIÊNCIA NA ARTE DE ENSINAR SOCIOLOGIA, os autores abordam a concepção de Ciência em si, traz a Ciência focada na Sociologia, além de mostrar como aplicar o conhecimento científico nas salas de aula, que muitas vezes é o maior desafio dos professores, que precisam trabalhar suas crenças e valores antes de adentrarem as salas e ensinarem, de forma científica, algo que faz parte do ser humano, seja ele aluno ou docente.

No capítulo: Parte II – CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, o foco é voltado para a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem, com a preocupação da construção do conhecimento em Sociologia e sua aprendizagem significativa, trazendo a questão para a seleção dos conteúdos, as tarefas do professor e o processo, como um todo, que se dá na construção do conhecimento, que pode ser confuso e complexo se não for bem elaborado e aplicado.

Já no capítulo: Parte III – TEMPO DE MUDANÇAS E MUDANÇAS NA ESCOLA: A DIALÉTICA POR METODOLOGIA, o debate acontece no campo das mudanças, retrata situações atuais e provoca o leitor a pensar em melhorias e possíveis mudanças, visando sempre o desenvolvimento cognitivo e aprimoramento dos métodos aplicados em sala de aula. Também é questionado o papel da escola e da Sociologia diante de um cenário incerto e instável, incluindo a discussão sobre a indisciplina que predomina em sala de aula. A Dialética é trazida como metodologia do ensino-aprendizagem, proporcionando mais abertura e flexibilidade.

Por fim, no capítulo: Parte IV – COMO TRABALHAR A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, traz os detalhes finais, porém, tão importantes quanto à discussão sobre ensinar a ciência ou a concepção social da Sociologia, como as estratégias metodológicas e avaliativas, que devem ser usadas para conhecer e desenvolver as habilidades cognitivas, fazer uma avaliação diagnóstica, contínua e cumulativa, além de abordar a importância de ler e estudar Sociologia, com orientações de como o aluno e o professor podem desenvolver uma leitura produtiva sobre Sociologia. Mostra esquemas de aula, como estimular a participação do aluno, promover debates e seminários, desenvolvimento da escrita, da pesquisa científica dentre outras formas de elaborar as aulas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A leitura da obra é de extrema importância para o futuro docente, pois traz um manual completo, baseado em conceitos e autores renomados na área, desenvolve o tema foco, que é a Sociologia, em vários setores do ensino, uma vez que, a Sociologia não é apenas uma disciplina, como dito na resenha dos capítulos, ela está diretamente ligada ao cotidiano de todas as pessoas que fazem parte do sistema de ensino, logo, não é tão simples de ensinar e muitas vezes, se torna complexo de aprender.

A Sociologia traz a realidade contextual para as salas de aula e leva para a comunidade temas levantados dentro da escola, convida os pais a participarem efetivamente no desenvolvimento de aprendizagem dos filhos e leva o corpo docente a mudar o olhar diante da comunidade que se encontra, por conta disso, saber o que se diz, como se diz, saber o objetivo que se quer alcançar com a Sociologia, e como vai realizar esse feito, são direções que devemos ter em mente, da forma mais clara possível, para que não tenhamos dificuldades em lidar com situações dramáticas e até mesmo tristes, e sejamos o suporte dos nossos alunos, no sentido de acreditar que se pode ir aonde se quer chegar, mesmo quando o cenário social nos diz o contrário.

Resenha desenvolvida pela aluna: Cinthia Silva Almeida do curso Ciências Sociais – Licenciatura / 3º semestre 2016

Anúncios

Uma resposta em “Resenha do livro: Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

  1. Pingback: Ensinar e Aprender Sociologia | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s