Ciências Sociais forma o Cientista Político

 

Ciencia PoliticaQuem nunca presenciou ou fez parte do diálogo:

– Vamos falar sobre Política?

– Ahhh! Esse assunto é muito chato! Falamos, falamos, e sempre concluímos que todos são corruptos e que o Brasil não tem salvação! 

Muitos acreditam que não sabem ou não fazem Política, porque não estão ativos nas questões que cercam o dia a dia da população. Não acompanham os Vereadores de suas cidades, não cobram seus Prefeitos, não lembram em quem votaram para Governador, Deputados então, a maioria que atua hoje não foi eleita pelo voto popular. Uma coisa boa acontece, sabemos sempre em quem votamos para Presidente, porém, se formos perguntar: Você leu o plano de governo do seu candidato? Já sabemos a resposta.

A Política não está só no cenário político de um país, fazemos política o tempo todo. De forma conceitual, quando escolhemos, palpitamos, decidimos, analisamos, ponderamos, trabalhamos em equipe, lideramos um grupo, todas as nossas ações são políticas.

Tres_PoderesPodemos entender melhor quando sabemos a definição da Ciência Política que, em sentido lato, tem por objeto o estudo dos acontecimentos, das instituições e das ideias políticas, tanto em sentido teórico (doutrina) como em sentido prático, referido ao passado, ao presente e às possibilidades futuras (Livro Ciência Política – Paulo Bonavides). Existe também, a definição aristotélica, na qual se diz que, a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética, que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis, e na política propriamente dita, que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis (Livro Política – Aritóteles, 1252).

Quando somos convidados para sermos líderes ou coordenadores de uma equipe, conseguimos visualizar melhor o quão política é a vida e sua rotina. Ser o “chefe de família” (homem ou mulher) que organiza as contas, determinar as prioridades dos gastos ou ditar as regras da casa, é ser político. Isso acontece em qualquer situação que requer interação (coletivo) com o outro ou até mesmo em situações onde estamos sozinhos e precisamos nos posicionar (individuo).

Você sabia que, além de todos exercerem fortemente a política, existe o profissional da área política que não é, necessariamente, um candidato partidário ocupando um cargo público dentro das esferas dos poderes?

Sim! É o Cientista Político (que estuda Ciência Política) e para falar mais sobre ele, entrevistamos o Professor Renê Rojo, que faz parte do corpo docente da Uninove e leciona no Curso de Ciências Sociais dentre outros:

Agora já está bem claro, né? Política Conceitual não é chato, é VIDA! Agora é contigo! 😉

Por Cinthia Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Ciências Sociais forma o Cientista Político

  1. Pingback: O que faz o Cientista Social? | Ciências Sociais Uninove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s