Livro Território para Brincar (download)

Este material é um convite para aprofundarmos o olhar sobre a infância, a educação e o brincar. Durante dois anos o Território do Brincar visitou diferentes comunidades (rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral) e dialogou com seis escolas brasileiras. Compostos por filmes e textos, o material sintetiza grande parte deste diálogo e inspira educadores a potencializarem o brincar dentro e fora da escola.

Baixe o livro gratuitamente aqui.

O livro traz textos escritos pelos conselheiros e equipe do Projeto, a saber: Adriana Friedmann, Ana Claudia Arruda Leite, Ana Lúcia Vilella, David Reeks, Fernanda Heinz Figueiredo, Gandhy Piorsky, Luiza Lameirão, Marcos Ferreira Santos, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt, Soraia Chung Saura e Ute Cramer. A publicação é composta pelos DVDs “Território do Brincar: diálogo com escolas” e “Coletâneas de Curtas”.

Veja aqui o trailer do filme Território do Brincar:

Saiba mais sobre o Território do Brincar

O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.

Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro.

O trabalho do Território do Brincar se amplia ainda mais pela parceria firmada com o Instituto Alana, que é o correalizador do projeto, pelas escolas que acreditam no valor dessa pesquisa e são nossas parceiras, pelo apoio da Aliança pela Infância e outras pessoas e organizações que muito enriquecem essa história.

Atualmente, estão em produção um longa metragem, dois livros e duas séries infantis para TV. Além disso, uma exposição itinerante está viajando o Brasil para levar um pouquinho do Território para escolas, festivais, praças, etc.

Dando continuidade a essa pesquisa, a equipe do Território do Brincar seguirá rumo a terras distantes, além das fronteiras nacionais, e continuará produzindo materiais que tragam a infância de todos nós para dentro de escolas, instituições e famílias.

Fonte: EBC

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s